Segurança

Tornado no Rio Grande do Sul: moradores registram fenômeno em meio às chuvas

tornado-rio-grande-do-sul
Reprodução

Um tornado no Rio Grande do Sul (RS) chamou a atenção dos moradores da área rural da cidade de Gentil, no sudeste de Passo Fundo. O fenômeno (veja o vídeo no fim da matéria) atingiu o município na tarde deste sábado (11).

O tornado no Rio Grande do Sul pode ter registrado entre 104 km/h e 137 km/h. Segundo o MetSul Meteorologia, uma frente semi-estacionária acompanhada de um centro de baixa pressão favorece um novo episódio de instabilidade. Com isso, pode ocorrer grandes volumes de chuva.

“Embora em superfície a temperatura esteja amena, ar mais quente atua em altitude e cria as condições favoráveis à formação de nuvens carregadas com chuva forte, raios e risco de temporais isolados. O risco de temporais é maior na Metade Norte, onde a atmosfera se encontra mais aquecida”,

diz o MetSul.

Conforme a meteorologista Estael Sias, uma corrente de jato em baixos níveis atuava com ar quente. “Quando uma corrente de jato em baixos níveis, um corredor de vento forte entre 1000 e 1500 metros de altitude, está atuando e há o avanço de uma frente fria, cria-se uma situação em que ventos sopram em sentidos divergentes na parte baixa da atmosfera e isso favorece a formação de tornados”, explica.

Moradores gravam tornado no RS

O fenômeno avançou em lavouras e árvores da zona rural, o que provocou a queda de árvores. Na escala Fujita, que mede a intensidade, o tornado estaria no nível F0, considerado o menor entre os graus possíveis. Não há registro de feridos.

Veja também:

Os tornados são fenômenos extremos e destrutivos caracterizados por colunas de ar em rotação intensa que se estendem da base de uma tempestade para a superfície da Terra.

Vídeo mostra tornado no Rio Grande do Sul