Condições climáticas
Rio Bonito do Iguaçu tem previsão de temporal no fim de semana
crime
Secretário das Cidades acionou a Polícia Civil para investigar falsas arrecadações criadas após os tornados.
O Governo do Paraná acionou a Polícia Civil para investigar casos de vaquinhas falsas após a tragédia em Rio Bonito do Iguaçu. O alerta foi feito nesta quinta-feira (13) pelo Secretário de Estado das Cidades, Guto Silva, que denunciou a existência de campanhas falsas.
Segundo Guto Silva, pessoas estão se aproveitando do momento de dor e vulnerabilidade da população para criar falsas campanhas de doação, desviando recursos que deveriam ajudar na reconstrução do município que teve 90% do território devastado por um tornado.
“Infelizmente, nesse momento de dor, dificuldade e reconstrução, nós ainda temos que lidar com aproveitadores que se utilizam da dor neste momento para poder fazer vaquinha falsa em que o dinheiro não chega aqui para ajudar”, afirmou Guto Silva.
Ainda segundo o Secretário, o Governo do Estado acionou a Polícia Civil para apurar as vaquinhas e pessoas que estão se aproveitando do momento para poder captar dinheiro que seria destinado à ajuda.
De acordo com Guto Silva, será realizado um pente-fino em todas as iniciativas não oficiais para identificar possíveis golpes.
LEIA TAMBÉM
O secretário reforçou que existem campanhas legítimas, mas que os doadores devem se atentar aos canais oficiais para garantir que o auxílio chegue às famílias realmente afetadas.
“As doações devem ser feitas pelos meios reconhecidos pelo poder público, como os canais oficiais da Prefeitura ou o Fundo de Calamidade do Estado. Depois, esses recursos terão prestação de contas”, destacou.
As doações oficiais destinadas às vítimas da tragédia em Rio Bonito do Iguaçu podem ser feitas diretamente para o Fundo Estadual para Calamidades Públicas (Fecap), por meio dos seguintes dados:
LEIA TAMBÉM
O Grupo Massa se junta à campanha nacional de doações para Rio Bonito do Iguaçu, a cidade mais atingida pelos tornados no Paraná na última sexta-feira (7).
Nesse momento, a cidade precisa de materiais de limpeza, higiene pessoal e de construção. As doações para Rio Bonito do Iguaçu podem ser entregues no quartel do Corpo de Bombeiros da sua região.
Além disso, também é possível fazer doações via Pix diretamente à Prefeitura de Rio Bonito do Iguaçu, único canal oficial de doações. A chave Pix é o CNPJ 95.587.770/0001-99.
Para mais notícias da categoria segurança, acesse o Massa.com.br.
CONTEÚDOS RELACIONADOS