Segurança no verão

Verão Maior Paraná terá o maior efetivo de bombeiros da história

O Verão Maior Paraná terá 669 bombeiros e 362 guarda-vidas, além de helicóptero, drones e 133 postos ativos no Estado.

verao-maior-parana-bombeiros-efetivo
Foto: CBMPR

O Verão Maior Paraná começa nesta sexta-feira (19) e vai contar com a maior estrutura já montada pelo Corpo de Bombeiros Militar do Paraná.

Verão Maior Paraná terá 669 bombeiros e 362 guarda-vidas

A operação segue até 22 de fevereiro de 2026 e reúne 669 bombeiros militares e 362 guarda-vidas civis, focados em prevenção, salvamento aquático e segurança em áreas de veraneio.

Somente no litoral, atuarão diariamente 607 bombeiros e 292 guarda-vidas, garantindo resposta rápida em praias e balneários. A distribuição do efetivo cobre toda a Costa Leste, Oeste e Noroeste do Estado.

LEIA TAMBÉM

Estrutura do Verão Maior Paraná nas praias

Durante o Verão Maior Paraná, 133 postos de guarda-vidas estarão em funcionamento no Paraná. Destes, 110 ficam na Costa Leste, em municípios como Pontal do Paraná, Matinhos, Guaratuba, Morretes, Antonina, Guaraqueçaba e Paranaguá.

Outros nove postos operam na Costa Oeste e 14 na Costa Noroeste. O atendimento ocorre diariamente das 8h às 19h, com exceção da Ilha do Mel, onde funciona das 9h às 19h.

Operações terrestres e recursos tecnológicos

Além do salvamento aquático, os quartéis do litoral permanecem com viaturas e equipes operacionais para atendimento pré-hospitalar, combate a incêndios, busca e salvamento terrestre.

Um dos destaques do Verão Maior Paraná é o uso do helicóptero Arcanjo 01, primeira aeronave exclusiva da corporação, que atuará diariamente em resgates. A estrutura inclui ainda drones, motos aquáticas, embarcações, UTVs e bicicletas elétricas.

Dicas para evitar afogamentos

  • Entre no mar apenas em locais protegidos por guarda-vidas;
  • Respeite a sinalização das bandeiras;
  • Mantenha as crianças sempre sob supervisão constante;
  • Evite entrar na água após consumir bebidas alcoólicas;
  • Permaneça em áreas rasas;
  • Em caso de alerta climático, saia da água;
  • Procure um guarda-vidas em qualquer situação de risco.

Para mais notícias da categoria segurança, acesse o Massa.com.br.