Segurança

Vereadores de Curitiba sugerem que autistas e cuidadores de pessoas com deficiência sejam priorizados na vacinação

camara-cmc
(Foto: Anderson Tozato/CMC)

A Câmara Municipal de Curitiba (CMC) debateu quatro indicações de ato administrativo ou gestão na sessão plenária desta quarta-feira (28). Com o aval dos vereadores, o Legislativo vai enviar à prefeitura duas novas sugestões de ampliação em grupos prioritários para imunização contra a covid-19.

Maria Leticia (PV) conseguiu apoio dos colegas na aprovação da sugestão para que a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) priorize a vacinação dos familiares de pessoas com deficiência, seja ela física, intelectual, visual, auditiva, múltipla e com transtorno do espectro autista. Na discussão, a vereadora argumentou que o objetivo é garantir maior proteção deste público.

“Um cuidador contaminado tem risco de contaminar a pessoa com deficiência. E geralmente os cuidadores são os pais, e geralmente dos pais, a mãe abre mão de sua condição profissional. Se pensarmos nisso, a mãe tem a responsabilidade de cuidar dos filhos e o pai a de manter sua família. É importante pensar de maneira cuidadosa nisso”, argumentou.

Com foco semelhante, Dalton Borba (PDT) apresentou indicação para que portadores do transtorno do espectro autista (TEA) sejam priorizados no plano municipal de imunização contra a covid-19. Conforme o parlamentar, sua sugestão vem para reforçar uma proposição já apresentada pelo líder do governo na CMC, Pier Petruzziello (PTB), que foi aprovada e encaminhada ao Poder Executivo.

Informações da Câmara Municipal de Curitiba