Tragédia no Paraná
Ratinho Junior decreta calamidade pública em Rio Bonito do Iguaçu
Tragédia no Paraná
Cinco vítimas morreram em Rio Bonito do Iguaçu após o tornado. Hospitais da região seguem mobilizados no atendimento aos feridos.
As vítimas do tornado que atingiu Rio Bonito do Iguaçu estão sendo atendidas em hospitais de Laranjeiras do Sul, Guarapuava e Cascavel, após a cidade quase toda destruída pelo fenômeno climático.
Segundo a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), 437 pessoas já receberam atendimento médico. O Governo do Estado confirmou seis mortes provocadas pelas chuvas e ventos fortes, sendo cinco em Rio Bonito do Iguaçu e uma em Guarapuava, na área rural.
As vítimas são três homens de 49, 57 e 83 anos e duas mulheres de 14 e 47 anos.
LEIA TAMBÉM
Os hospitais de Laranjeiras do Sul concentram a maior parte dos atendimentos. Em uma das unidades, 216 pessoas foram socorridas, 51 precisaram ser transferidas, três passaram por cirurgias ortopédicas, uma por cirurgia geral e duas estão em UTI em estado grave.
Em outro hospital da cidade, 100 atendimentos foram realizados, com cinco cirurgias, duas crianças e cinco gestantes entre os pacientes. Outros 103 atendimentos ocorreram em uma unidade de saúde, e 18 pessoas foram acolhidas em uma faculdade adaptada para atendimento emergencial.
As transferências de casos mais graves foram feitas para o Hospital Universitário de Cascavel e o Hospital Regional de Guarapuava.
Mais de 30 ambulâncias das Regionais de Saúde de Laranjeiras do Sul e Pato Branco estão atuando na região, com mais de 100 profissionais e voluntários. Os Pronto Atendimentos de Nova Laranjeiras, Cantagalo e Saudade do Iguaçu também estão de prontidão para auxiliar.
O Centro de Medicamentos do Paraná (Cemepar) enviou 1.000 unidades de soro e 1.000 unidades de ringer, além de 10 mil materiais hospitalares, como ataduras, seringas, agulhas e compressas. Municípios próximos também estão doando medicamentos e insumos para reforçar o atendimento.
LEIA TAMBÉM
A Defesa Civil do Paraná enviou para Rio Bonito do Iguaçu e região 2.600 telhas, 1.200 cestas básicas, 565 colchões, 270 kits de higiene, 204 kits de limpeza, 150 kits dormitório e 54 bobinas de lona.
O órgão orienta a população a não enviar doações no momento, até que sejam divulgadas as principais necessidades e locais de coleta oficiais, em parceria com a Prefeitura local.
Além de Rio Bonito do Iguaçu, os municípios de Candói, Laranjeiras do Sul e Guarapuava também registraram estragos causados pelos ventos fortes.
De acordo com o Simepar, outras localidades do Estado enfrentaram rajadas de vento acima de 70 km/h e chuvas intensas, com acumulados superiores a 40 milímetros.
Para mais notícias da categoria segurança, acesse o Massa.com.br.
CONTEÚDOS RELACIONADOS
LUTO
estado de calamidade
Tragédia no Paraná
"cenário de guerra"