nova tecnologia

Abastecimento de água no Litoral será mantido por “colchões gigantes”

Novo ‘plano de guerra’ busca evitar falta de água no carnaval.

abastecimento de água litoral
Foto: Geraldo Bubniak/AEN

Para evitar a falta de água durante o Carnavale e garantir o abastecimento de água no Litoral do Paraná, período em que o consumo no chega a triplicar, a Sanepar apresentou um plano de guerra tecnológico.

Tecnologia mantém abastecimento de água no Litoral

A grande novidade para esta temporada é o uso de flexitanks, estruturas flexíveis que funcionam como “colchões gigantes” e vão reforçar a reserva em 4 milhões de litros de água potável.

LEIA TAMBÉM

O plano do abastecimento de água no Litoral do Paraná foi detalhado pelo diretor-presidente da companhia, Wilson Bley, em reunião com os prefeitos de Matinhos, Guaratuba e Pontal do Paraná.

Além dos flexitanks, a Sanepar mobilizou 26 caminhões-pipa que atuarão 24 horas por dia, injetando água diretamente na rede de distribuição caso os sensores de monitoramento detectem baixa pressão em algum bairro.

Investimentos e obras no Litoral

Ao todo, a Sanepar investiu mais de R$ 22 milhões na temporada 2025/2026. Entre as principais ações estruturais está a substituição de uma adutora estratégica com investimento de R$ 2 milhões para aumentar a vazão de água em Guaratuba

Também será realiada a implantação de um sistema de pré-tratamento no Rio Cambará, em Matinhos, que evita que a estação pare de funcionar mesmo quando a água do rio fica turva após chuvas intensas.

A locação de 31 geradores vão garantir o bombeamento em caso de queda de luz e 130 novos pontos de monitoramento remoto nas redes.

Guia do consumo consciente de água

Mesmo com a estrutura máxima, a companhia alerta que o sucesso do abastecimento depende da colaboração de moradores e turistas. O foco deve ser o uso prioritário para alimentação e higiene.

Como ajudar a evitar o desabastecimento:

  • Banhos rápidos: Diminuir o tempo no chuveiro é a forma mais eficaz de economizar.
  • Adeus mangueira: Não utilize água para lavar calçadas, varandas ou carros. Use a vassoura.
  • Check-up no imóvel: Antes de ocupar a casa de veraneio, verifique se não há vazamentos em torneiras ou descargas.

A Sanepar reforça que o sistema será monitorado em tempo real pela Central de Controle. Caso o usuário perceba qualquer alteração na pressão da água em seu imóvel, deve entrar em contato imediato pelo telefone 0800 200 0115 ou pelo aplicativo Sanepar Mobile.

Para encontrar mais serviços e informações úteis, acesse o Massa.com.br.