FAÇA PARTE DA PESQUISA!

Pesquisadores mapeiam alagamentos em Curitiba: veja como ajudar

Os moradores podem ajudar no estudo!

alagamentos-em-curitiba-mapeamento
Imagem Ilustrativa (Paulo Pinto/Agência Brasil)

Os alagamentos em Curitiba estão sendo mapeados por um grupo de pesquisadores da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), em parceria com o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (IPUC).

O estudo começou em 2023 e agora está na segunda fase de coleta de dados. Na primeira etapa, mais de 1,3 mil pessoas apontaram locais com registros frequentes de alagamentos.

Oito bairros lideram registros de alagamentos em Curitiba

Os bairros mais citados foram Prado Velho, Fanny, Rebouças e Lindóia. Também houve registros em regiões como Cidade Industrial, Alto Boqueirão, Sítio Cercado e Tatuquara.

De acordo com o professor de Gestão Urbana da PUCPR, Altair Rosa, a participação da população ajuda a complementar informações técnicas.

LEIA TAMBÉM

“Esse mapeamento pode trazer em tempo real o que está realmente acontecendo, diferente de dados técnicos. Assim, é possível entender como a população percebe o problema e como isso pode servir para decisões e ações mais efetivas em pontos estratégicos da cidade”.

Moradores podem ajudar no estudo de alagamentos

Os moradores podem ajudar no estudo sobre os alagamentos em Curitiba respondendo ao formulário online para a segunda fase da pesquisa. O questionário ficará disponível até o fim do ano e pode ser preenchido neste link.

 A intenção é ampliar a participação para moradores de todos os bairros e, a partir dos dados coletados, subsidiar políticas públicas que reduzam os impactos das chuvas em Curitiba.

Para encontrar mais serviços e informações úteis, acesse o Massa.com.br.