QUEDA DE ENERGIA

Incêndio no Paraná provoca apagão e afeta vários estados do país

O apagão durou de 8 minutos a 1 hora em diversos estados

apagao-brasil
Reprodução/Freepik

A madrugada desta terça-feira (14) foi marcada por um apagão no Brasil. A queda de energia afetou o Distrito Federal e os estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Pernambuco, Bahia, Amazonas, Minas Gerais, Santa Catarina, Goiás e Rio Grande do Norte.

Até 1h30, todas as cargas das regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste foram restabelecidas. Já na região Sul, a energia voltou às 2h30.

Apagão no Brasil

O apagão foi provocado por um incêndio em uma subestação em Campo Largo, no Paraná. A falha no Sistema Interligado Nacional (SIN) teve início à 0h32. Com o início das chamas no reator da Subestação de Bateias, na Região Metropolitana de Curitiba, toda a subestação de 500 kV (quilovolts) foi desligada.

LEIA TAMBÉM

O apagão no Brasil durou de 8 minutos a 1 hora. Quase todo o território brasileiro está integrado ao Sistema Interligado Nacional (SIN), que permite a transmissão de energia elétrica entre as diferentes regiões do país.

Incêndio causa apagão em estados do Brasil

Em nota, a Copel informou que 76 mil unidades consumidoras tiveram o fornecimento de energia interrompido em todas as regiões do Paraná. Veja, na íntegra:

“A Copel informa que foi registrado um incêndio no reator de uma linha de transmissão, de propriedade e operado por Furnas, que fica localizado na área da Subestação Bateias, no município de Campo Largo, como parte do Sistema Interligado Nacional. O corpo de Bombeiros do Paraná controlou o incêndio. Nenhum equipamento da Copel nem de nenhuma outra empresa que fica instalada na Subestação Bateias foi danificado no episódio.

Em razão da ocorrência, entrou em atuação o Esquema Regional de Alívio de Carga, um mecanismo de proteção que desliga automaticamente equipamentos do Sistema Interligado Nacional. A operação das instalações foi recomposta à medida que a situação foi controlada.

A Copel informa que, em função da atuação do Esquema Regional de Alívio de Carga, 76 mil unidades consumidoras tiveram o fornecimento de energia interrompido em todas as regiões do Estado às 0h32. A maior parte delas, 42 mil, ficam na região Norte do Paraná. O Operador Nacional do Sistema (ONS) autorizou o restabelecimento 1h01″.

Nas redes sociais, moradores publicaram fotos e escreveram sobre a falta de luz nas cidades. O apagão foi comentado por diversos usuários. Confira:

Para encontrar mais serviços e informações úteis, acesse o Massa.com.br