É FAKE!

Apagão global? Entenda o fenômeno de hoje e o que realmente vai acontecer

Apagão global que viralizou nas redes para o dia 17/02 é, na verdade, um eclipse solar anular. O fenômeno não representa perigo e não será visto do Brasil.

Imagem real de eclipse solar anular, fenômeno chamado de Anel de Fogo
Foto: Reprodução/ON

Circula nas redes sociais o alerta de que a Terra passaria por um “apagão global” nesta terça-feira (17/02). O fenômeno existe, mas o nome é muito mais alarmante do que o evento em si.

Na realidade, trata-se do primeiro eclipse solar anular de 2026, um evento astronômico natural, sem qualquer risco para a população.

O que é o “anel de fogo”

O eclipse solar anular, também chamado de “anel de fogo”, ocorre quando a Lua passa em frente ao Sol em um ponto mais distante de sua órbita em relação à Terra.

LEIA TAMBÉM

A posição cria um efeito visual em que a silhueta da Lua bloqueia parcialmente a luz solar, deixando visível um anel luminoso ao redor do satélite natural. É justamente nesse momento que ocorre o breve escurecimento do céu.

Apagão global? Não tem nenhum perigo!

Ao contrário do que circula na internet, o evento não tem impacto algum no fornecimento de energia elétrica ou nos sistemas de comunicação.

Trata-se de um fenômeno natural que não representa perigo para a população em nenhuma parte do mundo.

Brasileiros não vão ver o eclipse

Para os brasileiros que esperavam observar o fenômeno, já vai o aviso: só pela internet. Segundo o Observatório Nacional, vinculado ao Ministério da Ciência, o eclipse não será visível do Brasil.

O evento poderá ser observado apenas em regiões próximas à Antártida, África e partes da América do Sul mais ao sul.

Este é o primeiro eclipse solar do ano. O próximo evento do mesmo tipo com possibilidade de observação do Brasil está previsto para 6 de fevereiro de 2027.