SEM LUZ

Apagão deixa mais de 76 mil imóveis sem luz no Paraná

A queda de energia ocorreu após um incêndio no reator de uma linha de transmissão

apagao-no-brasil-2025
Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

Na madrugada desta terça-feira (14), um apagão no Brasil afetou diversos estados. A queda de energia ocorreu após um incêndio no reator de uma linha de transmissão em Campo Largo, no Leste do Paraná.

De acordo com o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), uma ocorrência no Sistema Interligado Nacional (SIN), à 0h32, provocou a interrupção de cerca de 10.000 megawatts (MW) de carga, afetando os quatro subsistemas: Sul, Sudeste/Centro-Oeste, Nordeste e Norte.

Apagão no Brasil

Conforme a Companhia Paranaense de Energia (Copel), o Corpo de Bombeiros controlou o incêndio. A situação aconteceu na área da Subestação Bateias, no município de Campo Largo. Nenhum equipamento ou outras empresas foram danificadas no episódio.

LEIA TAMBÉM

O incêndio em um reator na Subestação de Bateias desligou toda a subestação de 500 kilovolts (kV), o que ocasionou a abertura da interligação entre as duas regiões. Na Região Sul, houve perda de aproximadamente 1.600 MW de carga. No Nordeste, a interrupção foi da ordem de 1.900 MW; no Norte, de 1.600 MW; e no Sudeste, de 4.800 MW.

Até uma hora e meia, todas as cargas das regiões Norte, Nordeste, Sudeste/Centro-Oeste foram restabelecidas. As cargas da Região Sul foram recompostas totalmente por volta de duas horas e meia após a ocorrência.

Incêndio deixa milhares de imóveis sem luz no Paraná

De acordo com a Copel, em função da atuação do Esquema Regional de Alívio de Carga, 76 mil unidades consumidoras tiveram o fornecimento de energia interrompido em todas as regiões do Paraná às 0h32.

A maior parte delas, 42 mil, ficam na região Norte do Paraná. O Operador Nacional do Sistema (ONS) autorizou o restabelecimento 1h01. Confira a nota da Copel, na íntegra, sobre o apagão no Brasil:

“A Copel informa que foi registrado um incêndio no reator de uma linha de transmissão, de propriedade e operado por Furnas, que fica localizado na área da Subestação Bateias, no município de Campo Largo, como parte do Sistema Interligado Nacional. O corpo de Bombeiros do Paraná controlou o incêndio. Nenhum equipamento da Copel nem de nenhuma outra empresa que fica instalada na Subestação Bateias foi danificado no episódio.

Em razão da ocorrência, entrou em atuação o Esquema Regional de Alívio de Carga, um mecanismo de proteção que desliga automaticamente equipamentos do Sistema Interligado Nacional. A operação das instalações foi recomposta à medida que a situação foi controlada.”

Para encontrar mais serviços e informações úteis, acesse o Massa.com.br