Atenção Motorista

Avenida importante é bloqueada para obras do BRT Leste/Oeste em Curitiba

Bloqueio de 240 dias na Avenida Sete de Setembro faz parte das obras do BRT Leste/Oeste em Curitiba.

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Foto: Isabella Mayer/SECOM

As obras do Lote 2.3 do BRT Leste/Oeste começaram nesta terça-feira (23), um dia após o previsto por causa das chuvas, e já mudaram a rotina de motoristas e passageiros na região da Rodoferroviária de Curitiba.

A canaleta exclusiva da Avenida Presidente Affonso Camargo foi totalmente bloqueada entre as ruas Mariano Torres e Zeila Moura dos Santos. Além disso, dois retornos próximos à rodoviária estão interditados, exigindo atenção redobrada de quem circula pelo local.

A previsão é de que a intervenção dure 240 dias (cerca de oito meses), dependendo das condições climáticas.

Por causa da obra, avenida tem dois pontos de bloqueios

De acordo com o superintendente de Trânsito da Setran, Bruno Pessuti, motoristas e motociclistas devem ter cuidado, já que agora dividem espaço com os ônibus biarticulados.

Para a execução da obra, foram necessários dois pontos de bloqueios do trânsito na Avenida Afonso Camargo:

  • Primeiro bloqueio: retorno da Affonso Camargo para a Rodoferroviária (sentido bairro-Centro). O desvio é pela Rua Dr. Faivre → Visconde de Guarapuava → Rua Tibagi → Affonso Camargo.
  • Segundo bloqueio: retorno sob o Viaduto do Capanema. O motorista deve seguir pela Affonso Camargo até a Avenida São José, próximo ao Hospital Cajuru, e então retornar.

Obra do BRT também provoca mudanças no transporte coletivo

Com o fechamento da canaleta, as linhas de biarticulados Centenário/Rui Barbosa (302), Centenário/Campo Comprido (303) e Pinhais/Rui Barbosa (C01) foram desviadas temporariamente para a via lenta.

A estação-tubo Rodoferroviária foi desativada em ambos os sentidos, e os passageiros devem utilizar as estações mais próximas (Mariano Torres e Viaduto Capanema). O sistema de som da rodoviária está alertando os usuários sobre as mudanças.

Segundo a engenheira fiscal da Secretaria Municipal de Obras Públicas, Bruna Buher Kureke, o novo pavimento de concreto será mais resistente para suportar os ônibus elétricos que vão operar no futuro. “As obras podem demorar mais, mas garantem vida útil de pelo menos 20 anos, com menos manutenção”, explicou.

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Confira as alterações que serão implementadas no trecho

O planejamento para trecho da Rodoferroviária de Curitiba inclui:

  • 3 km de nova pavimentação de concreto,
  • 2,1 km de novas calçadas,
  • 2 km de ciclovias,
  • estações-tubo reformadas e ampliadas (Eufrásio Correia, Mariano Torres e Rodoferroviária).

O contrato é de R$ 43,6 milhões, com prazo de 15 meses.

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