descontão
Conta de água pode cair pela metade com Tarifa Social da Sanepar
Energia sustentável
Biometano começa a abastecer Londrina e Cambé por meio da rede de gás.
O abastecimento de biometano em cidades do Paraná passa a integrar oficialmente a rede de gás canalizado no Norte do Estado com o início da operação em Londrina e Cambé.
A iniciativa é da Compagas, que colocou em funcionamento sua primeira rede local de biometano na região.
A entrega conecta a base operacional da companhia em Londrina a clientes industriais instalados em Cambé, por meio de uma rede de 10 quilômetros de extensão, inaugurando um novo ciclo de expansão do gás canalizado no interior paranaense.
LEIA TAMBÉM
Segundo a Compagas, a operação marca um dos compromissos do novo contrato de concessão com o Estado do Paraná, que prevê levar o gás canalizado a mais municípios. A rede local está a cerca de 400 quilômetros da rede primária da companhia.
De acordo com o CEO da empresa, Eudis Furtado Filho, o projeto representa um avanço relevante na infraestrutura energética. Ele destaca o papel do gás canalizado como indutor de novos polos industriais e de desenvolvimento regional.
Com a nova operação, Londrina e Cambé tornam-se as primeiras cidades do Paraná abastecidas por biometano por meio da rede de distribuição.
As indústrias PADO e AESA, localizadas em Cambé, iniciam o consumo do combustível renovável, demonstrando a viabilidade operacional da tecnologia e abrindo caminho para a ampliação do atendimento a outros segmentos.
O gás utilizado na rede é o biometano, combustível 100% renovável, produzido a partir de resíduos da indústria sucroenergética, com origem na cidade de Tamboara.
Além da segurança operacional e do abastecimento contínuo, o biometano contribui para a redução de emissões e para a melhoria da qualidade do ar. Por ser gerado a partir de resíduos orgânicos, o combustível integra estratégias globais de descarbonização.
Para encontrar mais serviços e informações úteis, acesse o Massa.com.br
CONTEÚDOS RELACIONADOS
acessibilidade
Serviços públicos
descontão
Sorteio estadual