Rede Condor
Mercado de Curitiba tem bebidas em promoção na Black Friday
Mobilidade Urbana
O Bonde Urbano Digital inicia a fase final de testes em Piraquara e deve começar a transportar passageiros entre Pinhais e Piraquara em dezembro.
O bonde urbano digital começou a fase final de avaliações operacionais em Piraquara. O veículo, desenvolvido como solução inovadora de mobilidade, fará testes diários antes de iniciar o transporte de passageiros entre Piraquara e Pinhais.
O BUD chegou ao Terminal São Roque na madrugada desta sexta-feira (28), onde permanecerá para as etapas finais de avaliação.
A Agência de Assuntos Metropolitanos (Amep) prevê o início da operação no começo de dezembro, após ajustes finais e validação de desempenho em diferentes condições.
Segundo a Amep, os testes do bonde urbano digital agora ocorrem diretamente na rota, especialmente em horários de menor movimento, para checar a entrada e a saída dos terminais e o funcionamento do sistema parcial de condução autônoma.
LEIA TAMBÉM
Os ensaios incluem trechos equipados com marcadores magnéticos, responsáveis por guiar o BUD no “trilho digital”. Essa tecnologia, instalada no terminal e na Rodovia Leopoldo Jacomel, permitirá manobras de forma autônoma, sempre com a supervisão dos motoristas em treinamento.
O Governo do Estado realizou obras de sinalização, montou a garagem no terminal e instalou o sistema de carregamento, além dos ímãs ao longo da via que será percorrida pelo BUD.
Com 30 metros de comprimento e capacidade para até 280 passageiros, o bonde urbano digital funcionará como reforço às linhas tradicionais, sem substituir os ônibus convencionais.
A estimativa é de atender cerca de 10 mil usuários por mês, mantendo a tarifa de R$ 5,50 e a integração com o sistema metropolitano.
A iniciativa também busca ampliar o conforto e a sustentabilidade do transporte público, com operação 100% elétrica e zero emissão de poluentes.
Para encontrar mais serviços e informações úteis, acesse o Massa.com.br.
CONTEÚDOS RELACIONADOS