
FALTA DE LUZ EM CURITIBA
Segurança
Novo botão de contestação do Pix permite às vítimas de fraudes e golpes solicitar devolução de valores de forma digital e mais rápida.
O ‘botão de contestação do Pix‘ entrou em funcionamento nesta quarta-feira (1º), oferecendo uma nova ferramenta de segurança para vítimas de fraudes, golpes e coerção.
A iniciativa do Banco Central busca facilitar a devolução de valores e tornar o processo mais ágil e digital.
O ‘botão de contestação do Pix‘ é parte do Mecanismo Especial de Devolução (MED), criado em 2021, que agora pode ser acionado diretamente pelo aplicativo da instituição financeira do usuário, sem necessidade de contato com a central de atendimento.
Ao contestar uma transação, a informação é enviada imediatamente ao banco do recebedor. Caso haja saldo disponível, os recursos são bloqueados de forma integral ou parcial.
Em seguida:
O ‘botão de contestação‘ é exclusivo para situações de fraude, golpe ou coerção. Ele não vale para casos como desacordos comerciais, arrependimento de compra, erros no envio, como digitação incorreta da chave Pix, e transações com terceiros de boa-fé.
Outra mudança no Mecanismo Especial de Devolução será implementada a partir de 23 de novembro. A devolução poderá ser feita a partir de contas diferentes daquela que recebeu o valor da fraude, o que dificulta a ocultação do dinheiro pelos golpistas.
Com os aprimoramentos, o Banco Central espera aumentar a devolução de recursos e desestimular a prática de fraudes via Pix.
Para encontrar mais serviços e informações úteis, acesse o Massa.com.br.
CONTEÚDOS RELACIONADOS