Nova rota

BUD inicia trajeto completo entre Pinhais e Piraquara; veja horários

Novidade faz parte da etapa de testes de implementação que tem duração prevista de até 6 meses.

bud-pinhais-piraquiara
Foto: AMEP

O Bonde Urbano Digital (BUD) começa a realizar o trajeto completo entre o Terminal São Roque, em Piraquara, e o Terminal Metropolitano de Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), a partir desta terça-feira (6). Com isso, o transporte público passa a operar, inicialmente, em dois horários diários, com saídas previstas às 10h15 e às 14h15.

O BUD é uma tecnologia inédita na América do Sul que reúne características de diferentes sistemas de transporte para oferecer uma solução moderna. O Governo do Paraná lançou, oficialmente, em 9 de dezembro. Inicialmente, o trajeto começava no Terminal São Roque, em Piraquara, e terminava no Parque das Águas, em Pinhais.

LEIA TAMBÉM

Agora, o trajeto completo tem aproximadamente 10 quilômetros de extensão, partindo do Terminal São Roque em Piraquara, seguindo pela Rodovia Deputado João Leopoldo Jacomel e pela Avenida Ayrton Senna da Silva, até chegar ao Terminal Metropolitano de Pinhais, garantindo uma ligação direta entre os dois municípios. Com capacidade para transportar até 280 passageiros, segundo o governo, o valor da passagem será mantida em R$ 5,50.

Adequações

Para viabilizar a liberação total da rota, o Governo do Estado afirma que uniu forças com as prefeituras envolvidas durante o final de ano para a finalização das obras de adequação da via no trecho final do trajeto. Para o diretor-presidente da Agência de Assuntos Metropolitanos do Paraná (Amep), Gilson Santos, a iniciativa possui caráter inovador e propõe benefícios diretos para a população.

“Este é um projeto que simboliza inovação, integração metropolitana e melhoria da qualidade de vida dos passageiros. É uma operação teste, mas nossa expectativa é de que esse modal se consolide como uma referência em transporte coletivo no Brasil”, afirmou.

A ampliação da rota do BUD faz parte da etapa de testes, que tem duração prevista de até 6 meses. Conforme o Governo do Paraná, com a liberação do trajeto completo, os horários de operação também poderão ser ampliados, gradativamente, conforme a avaliação da demanda e o comportamento dos usuários.

O que é o BUD

Fabricado por uma empresa chinesa, o BUD combina conceitos de Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) e de Transporte Rápido por Ônibus (BRT), mas dispensa trilhos físicos, guiando-se por sensores magnéticos e marcadores inteligentes no asfalto.

Totalmente elétrico e com uma tecnológica que o permite operar de forma autônoma, o BUD representa uma alternativa mais sustentável, de menor custo de implantação e com elevada capacidade de transporte.

Para encontrar mais serviços e informações úteis, acesse o Massa.com.br