acessibilidade

Paraná oferece cadeiras anfíbias gratuitas para banho de mar; veja

Serviço está disponível em 7 cidades do Litoral do Paraná.

cadeira anfibia paraná
Foto: Alessandro Vieira/CC

O programa Praia Acessível no Paraná chega à temporada 2025/2026 com cadeiras anfíbias e expectativa de crescimento de pelo menos 20% no número de atendimentos.

A iniciativa é coordenada pela Secretaria do Desenvolvimento Social e Família (Sedef), em parceria com a Sanepar, e integra as ações do Verão Maior Paraná.

Programa distribui cadeiras anfíbias gratuitas

O programa garante o acesso ao banho de mar para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, promovendo lazer, inclusão e convivência familiar durante a alta temporada, entre dezembro e fevereiro, com períodos adicionais em algumas regiões.

As cadeiras anfíbias são adaptadas para garantir segurança e acessibilidade, com rodas próprias para areia e água, estrutura flutuante, cinto de segurança regulável e apoio cervical. Os equipamentos podem ser utilizados por adultos e crianças.

LEIA TAMBÉM

Saiba onde encontrar os equipamentos

Nesta temporada, o Praia Acessível no Paraná contará com 11 cadeiras anfíbias, número superior ao do ano anterior, quando eram nove. Os equipamentos estarão distribuídos em pontos do Litoral, da Costa Noroeste e da Costa Oeste do Estado.

No Litoral, o serviço será oferecido em Matinhos, Guaratuba e Pontal do Paraná. Na Costa Noroeste, o programa estará presente em Marilena e São Pedro do Paraná. Já na Costa Oeste, a ação ocorre em Marechal Cândido Rondon.

Mais acesso para a população

A expectativa de crescimento se baseia nos resultados da última temporada, que registrou 1.068 atendimentos em sete pontos do Litoral, um aumento de 40% em relação ao período 2023/2024.

O atendimento do Praia Acessível no Paraná é realizado por profissionais de Educação Física e equipe de apoio, que acompanham os usuários até o mar. O serviço funciona de terça a domingo, das 8h às 12h e das 15h às 19h.

Para encontrar mais serviços e informações úteis, acesse o Massa.com.br