ATENÇÃO

Cartões-transporte isentos serão bloqueados em Curitiba; veja como renovar

Cartões vencidos serão bloqueados pela Urbs.

Homem pagando a passagem de ônibus em terminal
Foto: Levy Ferreira/SECOM (arquivo)

Pessoas com deficiência, aposentados por invalidez ou com patologias, que têm direito ao cartão-transporte isento em Curitiba, devem renovar o benefício.

A medida é necessária para evitar o bloqueio do benefício. De acordo com a Urbanização de Curitiba (Urbs), atualmente são mais de 1,1 mil cartões vencidos.

Urbs alerta para bloqueio de cartões de transporte isento vencidos

Os cartões vencidos em janeiro de 2026 e que não foram renovados serão bloqueados pela Urbanização de Curitiba (Urbs) a partir de 15 de fevereiro. 

O cartão-transporte isento em Curitiba tem validade de um ano. O beneficiário deve solicitar a renovação até 30 dias antes do vencimento. 

LEIA TAMBÉM

Segundo a Prefeitura de Curitiba, a renovação é realizada conforme o mês de aniversário do beneficiário.

Veja como renovar o cartão transporte

Para renovar o cartão, é preciso agendar atendimento em um dos postos da Urbs pelo Agenda Online. A emissão ou renovação só é feita com a presença do titular, para registro de foto, e mediante apresentação do formulário de isenção tarifária, emitido por instituições autorizadas. 

Têm direito à isenção tarifária pessoas com deficiência física, intelectual, auditiva, visual, com transtorno do espectro autista, deficiência múltipla e/ou patologias crônicas, desde que a renda familiar bruta mensal seja igual ou inferior a três salários mínimos. 

Renovação do cartão isento só é necessária para pessoas com deficiência

De acordo com a Urbs, a renovação do cartão é exigida apenas para pessoas com deficiência. No caso dos idosos com 65 anos ou mais, não há necessidade de renovação de cadastro nem de realização de “prova de vida”. 

Para encontrar mais serviços e informações úteis, acesse o Massa.com.br.