ECONOMIA
Onde abastecer mais barato em Curitiba; confira lista de postos
DEFESA DO CONSUMIDOR
Órgão de defesa do consumidor notificou operadoras sobre taxa de instrumentador cirúrgico; valores podem ultrapassar R$ 1 mil
O Procon-PR emitiu nesta sexta-feira (6) uma notificação para planos de saúde que atuam no Paraná por causa da cobrança indevida de taxa de instrumentador cirúrgico. Os valores cobrados podem passar de R$ 1 mil por procedimento.
Segundo o órgão de defesa do consumidor, a cobrança é ilegal e fere normas da Agência Nacional de Saúde (ANS) e do Código de Defesa do Consumidor.
O Procon-PR informou que recebeu diversas reclamações sobre o problema e decidiu agir para evitar que mais consumidores sejam prejudicados.
A Resolução Normativa 465/21 da ANS é clara: quando há indicação de cirurgia, o plano de saúde deve garantir toda a equipe necessária, incluindo profissionais de instrumentação cirúrgica e anestesia.
LEIA TAMBÉM
Ou seja, essa taxa já está inclusa no que você paga mensalmente ao plano. Cobrar novamente é ilegal.
“Muitas vezes, as pessoas acabam pagando por medo de comprometer o atendimento próprio ou de familiares”, explica o secretário estadual da Justiça e Cidadania, Valdemar Jorge.
O Procon-PR recomendou que os planos de saúde devolvam em dobro os valores cobrados indevidamente, com correção monetária.
A base legal está no artigo 42 do Código de Defesa do Consumidor, que garante que quem pagou valor indevido tem direito a receber o dobro de volta, mais juros e multa.
A coordenadora do Procon-PR, Claudia Silvano, afirma que o órgão vai adotar medidas legais caso as empresas não cumpram a recomendação.
Além de ser ilegal, a cobrança é considerada uma prática abusiva porque se aproveita da fragilidade do consumidor.
O Código de Defesa do Consumidor proíbe empresas de se aproveitarem da “fraqueza ou ignorância do consumidor, tendo em vista sua idade, saúde, conhecimento ou condição social”.
“Evitar abusos nas relações de consumo é uma das funções do Procon-PR”, reforça o secretário Valdemar Jorge.
Se você já pagou a taxa de instrumentador cirúrgico ao seu plano de saúde, pode:
O atendimento é gratuito e pode ser feito online.
Se as operadoras não cumprirem a recomendação, o Procon-PR pode abrir processo administrativo contra as empresas e aplicar multas.
Em casos extremos, onde as leis não são respeitadas ou as operadores seguirem recusando a atender as recomendações do Procon, o caso pode ser encaminhado ao Ministério Público do Paraná.
CONTEÚDOS RELACIONADOS
PRÊMIO MILIONÁRIO
IMPEDIMENTO OPERACIONAL
Serviços
ECONOMIA