Retomada

Curitiba reorganiza linhas de ônibus após greve e garante serviço

Empresas de outros consórcios foram mobilizadas emergencialmente para dar atendimento aos passageiros.

paralização-onibus
Foto: Pedro Ribas/SMCS (arquivo)

A Urbanização de Curitiba (Urbs) notificou o Consórcio Pontual, que integra a Auto Viação Mercês, para que as outras duas empresas de sua responsabilidade, Glória e Santo Antônio, assumam as operações que entraram em greve nesta quarta-feira (14).

Ao longo do dia, motoristas e cobradores da Auto Viação Mercês fizeram uma paralisação em protesto contra o atraso no pagamento de salários. Segundo o presidente da Urbs, Ogeny Pedro Maia Neto, toda a situação foi vista com surpresa.

LEIA TAMBÉM

“Fomos surpreendidos pela paralisação dos funcionários da Mercês, mas garantimos a operação normal já no início do dia, sem filas e aglomerações, com o remanejamento das linhas para outras empresas. A Urbs tomou providências rapidamente para minimizar o impacto”, afirma.

De acordo com o município, a Viação Mercês opera 35 veículos, o que representa 3% da frota total em atividade no município. A empresa atende 17 linhas, que transportam cerca de 13,6 mil passageiros/dia útil, o equivalente a 2% do total dos usuários do sistema.

Nesta quarta (14), além das operadoras do Pontual, empresas de outros consórcios foram mobilizadas emergencialmente para dar atendimento aos passageiros que utilizam linhas operadas pela Mercês. Conforme a prefeitura, o plano deve continuar nos próximos dias. 

Notificações

Segundo a Urbs, a Viação Mercês vinha sendo notificada desde o ano passado por atrasos em pagamentos, além de problemas no atendimento e reclamações relacionadas à manutenção e à quebra de ônibus. Desde outubro, foram 541 notificações por atendimento inadequado e duas por falta de pagamento aos funcionários. 

O presidente da Urbs destacou ainda que todos os repasses do município às empresas de transporte coletivo estão rigorosamente em dia, conforme os contratos vigentes. “Não há qualquer pendência financeira por parte do município”, reforçou.

Para encontrar mais serviços e informações úteis, acesse o Massa.com.br.