lazer
Curitiba tem 5 eventos culturais neste fim de semana: confira a lista
oportunidade
Corpo de Bombeiros do Paraná abre vagas para curso gratuito de guarda-vidas civil.
O curso para guarda-vidas do Corpo de Bombeiros está com inscrições abertas no Paraná para quem deseja atuar na prevenção de afogamentos e reforçar a segurança de banhistas em rios, lagos e praias.
A formação é oferecida gratuitamente pelo Corpo de Bombeiros Militar do Paraná (CBMPR) e voltada a voluntários que desejam contribuir com a segurança pública.
Podem participar brasileiros ou estrangeiros residentes entre 18 e 50 anos, com ensino médio completo, sem antecedentes criminais e em situação regular com a Justiça Eleitoral.
Embora o curso para guarda-vidas seja gratuito, os candidatos devem arcar com seus próprios custos de deslocamento e hospedagem.
LEIA TAMBÉM
Coordenado pela Escola Superior de Bombeiro Militar (ESBM), o curso de guarda-vidas civil voluntário oferece 128 vagas, divididas entre o Litoral e o Interior do Paraná.
As formações estão disponíveis nas modalidades Águas Abertas e Águas Interiores, com turmas em Morretes, Foz do Iguaçu, Santa Terezinha de Itaipu e Umuarama.
A formação é dividida em duas etapas, sendo a primeira a instrução teórica e prática, com 150 horas-aula nas modalidades Águas Abertas e Águas Interiores (em Morretes) e 80 horas-aula para turmas de Foz do Iguaçu, Santa Terezinha de Itaipu e Umuarama.
A segunda etapa é o estágio supervisionado, que tem entre 120 e 300 horas, conforme o polo de atuação.
Durante o estágio, os voluntários recebem ajuda de custo conforme o Decreto nº 11.366/2025, que regulamenta o pagamento das diárias do serviço de guarda-vidas civis no estado. A remuneração pode chegar a R$ 330,00 por dia, dependendo da carga horária.
LEIA TAMBÉM
Os testes e aulas práticas do curso de guarda-vidas do Corpo de Bombeiros ocorrerão em:
O candidato deve escolher o polo e a modalidade no momento da inscrição. A lista dos aprovados será divulgada no site oficial do CBMPR.
As inscrições devem ser feitas exclusivamente pela internet, até 20 de outubro para os candidatos da Ilha do Mel e até 31 de outubro para os demais polos.
Para mais notícias da categoria Segurança, acesse Massa.com.br.
CONTEÚDOS RELACIONADOS