FUNCIONAMENTO
Novos radares começam a multar em rodovias federais do Paraná
COM URGÊNCIA
A Rede Hemepar conta com 23 unidades distribuídas em todo o Paraná.
O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar) solicita, com urgência, doações de sangue dos tipos O+ e O-.
A Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (Sesa), por meio do Hemepar, reforça que é importante agendar a doação com antecedência. O agendamento pode ser realizado online, no site da Sesa.
A Rede Hemepar conta com 23 unidades distribuídas em todo o Paraná e fornece hemocomponentes para 384 hospitais.
LEIA TAMBÉM
“A doação de sangue é um ato de solidariedade que salva vidas. Historicamente, com a baixa nas temperaturas, as doações costumam diminuir, mas a demanda por sangue permanece. Por isso, cada doação pode fazer toda a diferença”, afirmou o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.
No ano passado, a Hemorrede registrou 202 mil doações (média de mais de 16,8 mil doações por mês). Este ano, até agora, a Rede já registrou 133 mil doações. O sangue doado é utilizado para atender a demanda de 95,6% dos leitos do Sistema Único de Saúde (SUS) no Paraná.
Confira as unidades que necessitam de doações de sangue dos tipos O+ e O- com urgência:
Para doar sangue no Paraná, é necessário ter entre 16 e 69 anos completos. Menores de idade precisam de autorização e presença do responsável legal. Homens podem doar a cada dois meses, no máximo quatro vezes ao ano. Mulheres, a cada três meses, num total de três doações ao ano.
O doador deve pesar no mínimo 50 quilos, estar descansado, alimentado e hidratado (evitar alimentação gordurosa nas quatro horas que antecedem a doação) e apresentar documento oficial com foto (carteira de identidade, carteira do conselho profissional, carteira de trabalho, passaporte ou carteira nacional de habilitação).
Para mais notícias da categoria segurança, acesse o Massa.com.br
CONTEÚDOS RELACIONADOS