Pedágio

Empresa cria sistema de cores em praças pedágio no Paraná

A PRVias implanta uma nova sinalização de pedágio com sistema cores. Descubra o que significam o amarelo, roxo e azul.

empresa-sistema-cores-pedagio-parana
Foto: PRvias

A PRVias implementou um novo sistema de sinalização nas praças de pedágio do Paraná. A concessionária passou a utilizar cores para simplificar a comunicação com os motoristas. O objetivo da medida é tornar a escolha da cabine mais fácil e segura, reduzindo mudanças de faixa abruptas e proporcionando mais fluidez ao tráfego.

As novas placas foram instaladas em pontos estratégicos, antes das praças de pedágio nas rodovias do Paraná, e são visíveis a todos os condutores. Elas substituem a sinalização antiga, que era menor e de uma só cor.

Cores indicam cabines com diferentes formas pagamento do pedágio no Paraná

O sistema de cores da nova sinalização de pedágio PRVias é intuitivo o motorista para a faixa de pagamento correta. Cada cor corresponde a uma forma de pagamento específica:

  • Placa Amarela: Indica as cabines que aceitam pagamento em dinheiro. É a opção tradicional e mais comum entre os usuários.
  • Placa Roxa: Sinaliza as faixas com totens de autoatendimento (ATM) para pagamento com cartões de débito ou crédito por aproximação.
  • Placa Azul: Direciona para as pistas de cobrança automática, destinadas a veículos com TAG eletrônico. Nessa faixa, os veículos podem passar em velocidade constante.

A concessionária é a primeira a implantar um sistema de cores para orientar os motoristas nas praças de pedágio do Paraná.  PRVias é responsável pela administração de trechos das BR-369 (Rodovia Melo Peixoto), BR-373 e BR-376 (Rodovia do Café) e das rodovias estaduais PR-090, PR-170, PR-323 e PR-445.

LEIA TAMBÉM

Benefícios e Descontos para Motoristas Frequentes

Além de agilizar o fluxo nas praças de pedágio, a nova sinalização incentiva o uso de meios eletrônicos, que oferecem benefícios econômicos. O uso da TAG na pista de cobrança automática, por exemplo, garante o Desconto Básico de Tarifa (DBT) de 5% para todos os tipos de veículos.

Veículos leves e de passeio que usam a TAG também se beneficiam do Desconto de Usuário Frequente (DUF). A cada passagem pela mesma praça, no mesmo sentido e dentro do mesmo mês, o desconto é progressivo. Em algumas localidades, a redução da tarifa pode chegar a 90% na 30ª passagem.

Para mais informações úteis e serviços, acesse o Massa.com.br