Programa entra em vigor

Empréstimo consignado para trabalhadores CLT começa hoje

O crédito consignado permite juros mais baixos que os de mercado

emprestimo-consignado-clt
Foto: José Cruz/Agência Brasil

O empréstimo consignado para trabalhadores CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) entra em vigor nesta sexta-feira (21), com a promessa de oferecer crédito menos caro para cerca de 47 milhões de celetistas. 

O Programa Crédito do Trabalhador na Carteira Digital de Trabalho abrange empregados da iniciativa privada com carteira assinada, incluindo empregados domésticos, trabalhadores rurais e contratados por microempreendedores individuais (MEI).

O crédito consignado permite juros mais baixos que os de mercado, já que as parcelas são descontadas da folha de pagamento, o que reduz a chance de inadimplência. 

LEIA TAMBÉM

Na página da Carteira de Trabalho Digital ou no aplicativo, o trabalhador pode autorizar o compartilhamento dos dados do eSocial, sistema eletrônico que unifica informações trabalhistas, para pedir a proposta de crédito.

Após a autorização de uso de dados, o trabalhador receberá as ofertas em até 24 horas, analisa a melhor opção e faz a contratação no canal eletrônico do banco. 

Empréstimo consignado para CLT 

As parcelas do empréstimo consignado para CLT serão descontadas na folha do trabalhador mensalmente, até a margem consignável de 35% do salário bruto. 

No caso de desligamento, o valor devido será descontado das verbas rescisórias, observado o limite legal de 10% do saldo do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e 100% da multa rescisória. Caso o valor descontado seja insuficiente, o pagamento das parcelas será interrompido e retomado quando o trabalhador conseguir outro trabalho CLT.