atenção moradores!
Tem casa na praia? Sanepar orienta veranistas antes da temporada
Fique atento!
Copel divulga orientações de segurança para instalação de enfeites natalinos.
Com a chegada do final de ano, muitas famílias começam a instalar enfeites de Natal nas casas, para entrar no clima natalino. Para evitar acidentes e garantir uma decoração segura, a Copel reforça a importância de utilizar produtos certificados e adotar cuidados básicos durante a montagem.
Segundo a Copel, o primeiro passo é selecionar produtos certificados, testados e de origem conhecida. Esses cuidados ajudam a evitar curtos-circuitos e outros incidentes relacionados à energia elétrica.
Segundo especialistas, é essencial verificar o rótulo das luminárias e demais enfeites de Natal. Informações como compatibilidade elétrica e indicação de uso interno ou externo são fundamentais para uma instalação segura.
Em áreas expostas ao clima, materiais inadequados podem ressecar e provocar falhas.
LEIA TAMBÉM
A Copel informou ainda sobre os riscos como a sobrecarga de tomadas, o uso de adaptadores irregulares e o superaquecimento das lâmpadas após longos períodos ligados.
Em ambientes externos, o risco aumenta em locais próximos à rede elétrica, especialmente em áreas elevadas. O uso de filtros de linha com fusíveis de proteção é apontado como a solução mais segura quando não houver tomadas suficientes.
Benjamins e “Tês” devem ser evitados, pois podem causar sobrecarga. A empresa também reforça que crianças não devem tocar nas luminárias ou conexões elétricas.
Para quem reutiliza enfeites natalinos de anos anteriores, a orientação é realizar uma inspeção nos cabos, encaixes e fios. Caso haja sinais de emendas, quebras, ressecamento ou danos, o material não deve ser usado.
Em locais externos, a recomendação é manter distância segura da rede de energia ao instalar adornos em telhados, portões, beirais ou árvores.
Para encontrar mais serviços e informações úteis, acesse o Massa.com.br
CONTEÚDOS RELACIONADOS