NOVIDADE EM CURITIBA!
Novo hospital veterinário em Curitiba atenderá pets gratuitamente
atençao redobrada
A Secretaria de Estado da Saúde do Paraná alerta para cuidados simples que ajudam a prevenir acidentes comuns neste período.
As férias escolares costumam ser associadas a descanso, brincadeiras e mais tempo livre dentro e fora de casa. Para pais e responsáveis, porém, o período exige atenção redobrada com a saúde e a segurança das crianças.
A Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (Sesa) alerta que cuidados simples fazem diferença durante as férias escolares.
Hidratação adequada, incentivo à higiene pessoal, alimentação equilibrada e prevenção de acidentes domésticos devem fazer parte da rotina.
LEIA TAMBÉM
Segundo a Sesa, os acidentes mais comuns nas férias escolares envolvem quedas, afogamentos, sufocamentos e intoxicações.
Mesmo quando não são graves, essas ocorrências podem evoluir rapidamente e exigir atendimento imediato.
Dados do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) mostram que, entre janeiro e novembro de 2025, os principais atendimentos no Paraná foram por traumatismos em geral, quedas e crises convulsivas.
Também houve registros de intoxicações por medicamentos e outras substâncias, contato com animais e plantas peçonhentas e retirada de corpos estranhos do ouvido, nariz ou garganta.
Para o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, a prevenção é o principal caminho para evitar acidentes. Segundo ele, a atenção constante e a organização dos ambientes garantem férias mais seguras e tranquilas para as famílias.
O pediatra Flávio Salles, do Hospital Infantil Waldemar Monastier, em Campo Largo, destaca que, durante as férias, as crianças passam mais tempo em casa e ao ar livre. Isso aumenta os riscos, especialmente em praias, piscinas e ambientes domésticos.
A supervisão constante, principalmente em locais com água, é essencial. Crianças nunca devem entrar em piscinas, rios ou no mar sem acompanhamento de um adulto.
LEIA TAMBÉM
Dentro de casa, a orientação é manter produtos de limpeza, medicamentos e itens de lavanderia fora do alcance das crianças. Esses produtos não devem ser armazenados em garrafas ou recipientes que possam ser confundidos com bebidas.
O pediatra também reforça a importância da hidratação e dos cuidados com a exposição ao sol. Em casos de intoxicação, a recomendação é não provocar vômito e procurar atendimento médico imediatamente.
Com atenção e medidas simples, as férias escolares podem ser aproveitadas com mais segurança, garantindo descanso, diversão e proteção para as crianças.
Para encontrar mais serviços e informações úteis, acesse o Massa.com.br.
CONTEÚDOS RELACIONADOS
oferta
Cultura e lazer
NOVIDADE EM CURITIBA!
ESTÁ ACABANDO!