futurista

Histórico! Bonde Urbano Digital começa a circular em Curitiba

Novo sistema liga as cidades de Pinhais e Piraquara, na Grande Curitiba.

Bonde Urbano Digital Curitiba
Foto: Jonathan Campos/AEN

O futuro do transporte público começou a rodar no Paraná. O Bonde Urbano Digital (BUD) realizou na Grande Curitiba, nesta terça-feira (9), sua primeira viagem oficial, marcando a estreia do sistema inovador na América do Sul.

A operação contou com a presença do governador Carlos Massa Ratinho Junior e autoridades estaduais.

Novo Bonde Urbano Digital liga cidades da Grande Curitiba

Neste primeiro momento, o trajeto liga do Bonde Urbano Digital o Terminal São Roque, em Piraquara, ao Parque das Águas, em Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba. A partir da próxima semana, a linha será ampliada até o Terminal de Pinhais.

LEIA TAMBÉM

Fabricado pela empresa chinesa CRRC Nanjing Puzhen, o BUD combina características do VLT e do BRT, sistema criado em Curitiba nos anos 1970.

A tecnologia Digital Rail Transit permite que o veículo circule por um “trilho virtual”, guiado por sensores e marcadores magnéticos no asfalto, sem trilhos físicos.

Tecnologia avançada no transporte público

Durante o percurso, Ratinho Junior destacou o conforto e o nível tecnológico do novo sistema. Segundo ele, parte do trajeto já funciona de forma autônoma, com o motorista apenas monitorando a operação. Mesmo assim, todas as viagens contarão com condutor por segurança.

O governador ressaltou ainda o custo-benefício do Bonde Urbano Digital, que é mais barato do que metrôs e VLTs, mas oferece capacidade semelhante. “Se a população aprovar, vamos avançar com novos investimentos”, afirmou.

Bonde Urbano tem mesmo valor mas mais conforto

Com 30 metros de comprimento e capacidade para até 280 passageiros, o BUD é 100% elétrico, silencioso e climatizado.

A tarifa será a mesma do transporte convencional: R$ 5,50. A velocidade pode chegar a 70 km/h, superior à dos ônibus tradicionais.

Para encontrar mais serviços e informações úteis, acesse o Massa.com.br