DESLIGAMENTO PROGRAMADO
Copel alerta para desligamento programado em 9 bairros de Curitiba
novas regras
Mudanças na documentação serão graduais e seguem cronograma.
As redes sociais foram tomadas nesta segunda-feira (26) por notícias falsas afirmando que o INSS deixaria de pagar benefícios a quem ainda tivesse o RG antigo ao invés da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN).
O instituto desmente a informação de que o INSS não aceitará o RG antigo. Nada muda para quem já recebe aposentadorias ou pensões. Em novembro, o INSS iniciou um processo que exige a biometria digital para os pedidos de novos benefícios, sem afetar os benefícios atuais.
LEIA TAMBÉM
O uso da biometria digital visa combater fraudes e aumentar a segurança. Quem já recebe benefício não precisa tomar nenhuma providência agora. A implementação será gradual e não haverá bloqueio automático. Caso precise atualizar dados, o segurado será avisado individualmente.
Para solicitar um novo benefício, a biometria já é exigida. São aceitos dados da CIN, CNH ou Título de Eleitor. Se o novo solicitante não tiver biometria em nenhum dos documentos acima a partir de 1º de maio de 2026, será obrigado a emitir a CIN para prosseguir com o pedido.
Somente a partir no primeiro dia de 2028 a CIN será o único documento aceito para pedidos e manutenção de benefícios.
O governo garantiu que grupos com dificuldades específicas não serão prejudicados. A exigência de biometria será dispensada para:
Para encontrar mais serviços e informações úteis, acesse o Massa.com.br
CONTEÚDOS RELACIONADOS
mais segurança
zero burocracia
QUEM GANHA?
BAIRROS SEM LUZ