Serviços

Curitiba mantém desconto de 10% no IPTU; veja o vencimento

Quem preferir parcelar, poderá dividir o valor em até dez vezes

Curitiba vista de cima, com diversos prédios
Foto: Pedro Ribas/SMCS

Quem mora na capital paranaense e já está fazendo as contas do começo do ano vai poder economizar! O IPTU Curitiba 2026 terá desconto de 10% para pagamento à vista, com vencimento em 20 de março.

Quem preferir parcelar poderá dividir o valor em até dez vezes, com a primeira parcela também vencendo na mesma data.

Boletos do IPTU Curitiba serão enviados em fevereiro

O IPTU Curitiba 2026 vai atingir cerca de 990 mil imóveis. Os avisos de lançamento começam a ser enviados a partir de meados de fevereiro e, na segunda quinzena do mês, a guia para pagamento ficará disponível nos canais digitais da Prefeitura, como o Curitiba App (Android e IPhone) e o site oficial do município.

LEIA TAMBÉM

A maior parte dos contribuintes não deve sentir aumento real no valor do imposto. Mais de 80% dos imóveis terão reajuste apenas pela inflação, que foi de 4,46% no período usado como base de cálculo. Os casos com correção acima desse índice envolvem imóveis novos, edificações recentes ou situações em que o cadastro ainda passa por atualização iniciada nos últimos anos.

Desconto no IPTU Curitiba 2026

O desconto para pagamento à vista tem sido cada vez mais usado em Curitiba. No ano passado, quase metade dos imóveis teve o IPTU quitado em cota única, aproveitando o abatimento de 10%. O percentual vem crescendo ao longo dos anos, acompanhando o aumento do incentivo oferecido pela Prefeitura.

Além do IPTU, os contribuintes também pagarão a Taxa de Coleta de Lixo em 2026, com valores que variam conforme o tamanho do imóvel e a frequência da coleta. A cobrança é calculada com base no custo do serviço previsto para o ano. Segundo o município, o IPTU segue como a segunda maior fonte de arrecadação da cidade, sendo usado para custear áreas como saúde, educação, infraestrutura e segurança.

Para encontrar mais serviços e informações úteis, acesse o Massa.com.br