Serviços

IPTU Curitiba: contribuintes têm até dezembro para quitar imposto

O vencimento ocorre todo dia 20. Veja o calendário!

iptu-curitiba
Foto: Isabella Mayer

Os contribuintes têm até o mês de dezembro para quitar o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) 2025 de Curitiba. Neste ano, o IPTU está sendo cobrado em 980.071 imóveis na cidade.

O documento para pagamento da primeira parcela foi enviado para os imóveis dos contribuintes no começo do ano. A emissão das demais parcelas ocorre no site da Prefeitura ou pelo Curitiba App (disponível no IOS ou Android).

Parcelamento do IPTU em Curitiba

Quem optou por parcelar o IPTU Curitiba em até dez vezes sem juros tem até dezembro para finalizar o pagamento. O vencimento ocorre todo dia 20, sem desconto. De acordo com a Prefeitura de Curitiba, se a data cair em um fim de semana ou feriado, o imposto poderá ser pago até o próximo dia útil subsequente.

Em novembro, por exemplo, a data vai coincidir com o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra (feriado nacional). Já em dezembro, o dia vai cair em um sábado. Confira o calendário do IPTU Curitiba 2025:

  • Novembro: pagamento até o dia 21 (sexta-feira);
  • Dezembro: pagamento até o dia 22 (segunda-feira).

Pela internet é possível gerar o documento de arrecadação municipal (DAM) de um mês ou de todas as parcelas de uma só vez. Para isso, é necessário informar a Inscrição Imobiliária e Sublote ou a Indicação Fiscal do Imóvel, além do CPF ou CNPJ.

LEIA TAMBÉM

Quem não tem acesso à internet pode emitir as guias no atendimento presencial (com ou sem agendamento) nos núcleos da Finanças nas Ruas da Cidadania ou na sede da Prefeitura. Os contribuintes que optarem por serem atendidos com hora marcada, devem realizar agendamento prévio no Agenda Online.

IPTU em atraso pode cair na dívida ativa

O contribuinte devedor de tributos (IPTU, ISS, ITBI, taxas, contribuição para custeio dos serviços de iluminação pública – Cosip, contribuição de melhoria) ou outros débitos à Prefeitura de Curitiba pode ter o CPF ou CNPJ na Dívida Ativa (confira aqui).

Ou seja, a Prefeitura de Curitiba tomará medidas de cobrança como protesto e cobrança judicial. A ação pode afetar o crédito do contribuinte e levar a bloqueio de dinheiro, penhora de imóveis, entre outros problemas.

Para encontrar mais serviços e informações úteis, acesse o Massa.com.br