reajuste

Lojas Americanas fecham novas lojas em Curitiba; saiba quais

Compradores percebem fechamento de novas unidades na cidade.

lojas americanas fechando
Foto: Bruno Peres/Agência Brasil

Os consumidores curitibanos que frequentam as unidades das Lojas Americanas no Juvevê e no Batel foram surpreendidos com mais lojas fechando as portas nas últimas semanas.

Lojas Americanas estão fechando as portas em Curitiba

As Lojas Americanas da Rua Rocha Pombo e do Shopping Crystal estão em seus últimos dias de operação ou já encerraram as atividades, resultado do plano de ajuste físico que a companhia atravessa, segundo a empresa informou em nota.

LEIA TAMBÉM

O movimento das Lojas Americanas fechando unidades é consequência direta da crise deflagrada em janeiro de 2023, quando foi revelada uma fraude estimada em mais de R$ 25 bilhões.

O esquema envolvia registros falsos de lucros e a omissão sistemática de dívidas com fornecedores, o chamado “risco sacado”. A fraude levou a empresa a uma recuperação judicial com dívidas que superam os R$ 40 bilhões.

Reestruturação e sobreposição de unidades

Em nota oficial, as Americanas justificaram o fechamento das lojas em Curitiba como parte de um “plano de transformação com foco em eficiência e rentabilidade”.

A empresa alega que está otimizando operações em regiões onde há sobreposição de unidades, ou seja, onde lojas da mesma rede estão muito próximas umas das outras.

Apesar dos encerramentos, a rede reforçou que mantém mais de 55 unidades no Paraná, sendo mais de 15 na capital. Os clientes das unidades fechadas estão sendo direcionados para as lojas do Shopping Mueller e para a outra unidade da Rua Comendador Araújo (nº 117), além dos canais digitais.

Impacto no mercado

Desde a descoberta do rombo, as ações da Americanas na B3 sofreram uma queda intensa de 99,5%, e milhares de funcionários foram demitidos em todo o país.

Questionada sobre a previsão de novos fechamentos de Lojas Americanas no estado, a companhia não respondeu se outras unidades paranaenses estão na lista de cortes. Confira a nota completa abaixo:

“A Americanas vem conduzindo um plano de transformação com foco em eficiência e rentabilidade, buscando otimizar operações e melhorar a experiência de compra de seus milhões de clientes. Além de eventuais aberturas e ajustes na área de vendas, o movimento inclui o ajuste da presença física em regiões onde há sobreposição de unidades, como ocorria com as unidades da Rua Rocha Pombo e da Rua Comendador Araújo, em Curitiba. A companhia possui mais de 55 unidades no estado do Paraná, sendo mais de 15 na capital, e reforça que os clientes podem continuar adquirindo produtos e serviços nas lojas mais próximas, – no caso das referidas em Curitiba, localizadas no Shopping Mueller e na Rua Comendador Araújo nº 117 -, além do site e do app da marca.”

Para encontrar mais serviços e informações úteis, acesse o Massa.com.br.