Serviços
Semana do Cinema em Curitiba tem ingressos a R$ 10; veja onde assistir
Serviços
O festival vai acontecer entre os dias 4 e 15 de março
Entre os dias 4 e 15 de março, a capital paranaense vai realizar o primeiro festival dedicado a um de seus doces mais tradicionais, reunindo ao menos 15 confeitarias. A programação, pensada para valorizar a tradição, vai ajudar quem busca versões especiais do bolo Martha Rocha em Curitiba.
O primeiro Festival de Martha Rocha em Curitiba deve fortalecer o reconhecimento oficial da receita. Os confeiteiros envolvidos articulam o pedido de Indicação Geográfica, selo concedido pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) que reconhece produtos ligados à identidade e à origem de um território.
O Paraná já lidera o ranking nacional de IGs, e Curitiba tem dois registros clássicos: broa de centeio e carne de onça. A expectativa é que o bolo, criado e consagrado na cidade, também passe a integrar a lista.
LEIA TAMBÉM
Em 1954, o país acompanhou a participação da baiana Martha Rocha no concurso Miss Universo. Apontada como favorita, ela terminou em segundo lugar. Apesar de não ser verdadeira, a explicação de que a brasileira teria perdido por ter “duas polegadas a mais no quadril” foi suficiente para comover o Brasil inteiro.

Em Curitiba, o confeiteiro Jesús Terzado decidiu transformar o sentimento em homenagem. A partir de uma base inspirada em doces europeus, ele criou uma receita com pão de ló, creme de ovos, nozes e suspiros, batizando a criação com o nome de Martha Rocha. O bolo se tornou um dos ícones mais reconhecidos da confeitaria curitibana.
Para quem busca uma experiência gastronômica com identidade local ou quer incluir o clássico no roteiro de passeios, o festival vai contar com diversas opções do bolo Martha Rocha em Curitiba.
Para encontrar mais serviços e informações úteis, acesse o Massa.com.br
CONTEÚDOS RELACIONADOS
SEMANA DA ECONOMIA
Serviços
Serviços
Serviços