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Curitiba vai ganhar novas linhas de ônibus: veja quais

Nova concessão do transporte coletivo promete reestruturar linhas de ônibus.

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Foto: Levy Ferreira/SECOM

A nova concessão do transporte coletivo está em fase de consulta pública e prevê mudanças estruturais no sistema, incluindo a criação de novas linhas entre regionais, o retorno do Circular Centro e testes com o transporte sob demanda, com uso de aplicativos. 

Novidades em novas linhas de ônibus

Entre as principais novidades, estão as novas linhas de ônibus com conexões diretas entre terminais de diferentes regiões da cidade, são elas:

  • Terminal Tatuquara – Terminal Carmo
  • Terminal Pinheirinho – Terminal Centenário
  • Terminal Santa Felicidade – Terminal Bairro Alto
  • Terminal Portão – Terminal Capão da Imbuia

Outra novidade é o retorno do Circular Centro, linha extinta durante a pandemia, que fazia a ligação entre diversos pontos da região central em dois sentidos – horário e anti-horário – com o tradicional ônibus branco. A volta da linha deve facilitar a circulação pelo centro histórico e polos de comércio e serviços.

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Linhas de ônibus sob demanda

Além das novas linhas, está sendo estudada a possibilidade de implantação do transporte sob demanda, modelo que começa a ser adotado por algumas cidades no Brasil. A ideia é oferecer mais flexibilidade ao passageiro, com veículos que circulam somente quando solicitados via aplicativo.

Pelo sistema, o usuário agenda a viagem no aplicativo, acompanha o veículo em tempo real e realiza o pagamento digitalmente — como nos aplicativos de carona. O trajeto é adaptado à demanda e o serviço será integrado ao sistema convencional, permitindo conexões com outras linhas.

Essa alternativa é especialmente útil em bairros com menor fluxo de passageiros ou demanda sazonal, reduzindo custos operacionais e oferecendo mais eficiência ao sistema.

Participação da população

A consulta pública sobre a nova concessão vai até o dia 17 de outubro. A população pode enviar sugestões, tirar dúvidas e participar da construção desse novo modelo de transporte coletivo.

Uma nova audiência pública será realizada no dia 15 de outubro, no Salão de Atos do espaço Imap Barigui, aberta à participação de todos os interessados.

A previsão é que o edital da nova concessão seja publicado em novembro com leilão em janeiro de 2026 e início da transição em junho do mesmo ano.

A disputa envolverá cinco lotes (dois BRTs e três regionais – Norte, Sul e Oeste). A previsão é que sejam investidos R$ 3,7 bilhões no período do contrato, que terá prazo de 15 anos. 

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