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Novidade
Nova concessão do transporte coletivo promete reestruturar linhas de ônibus.
A nova concessão do transporte coletivo está em fase de consulta pública e prevê mudanças estruturais no sistema, incluindo a criação de novas linhas entre regionais, o retorno do Circular Centro e testes com o transporte sob demanda, com uso de aplicativos.
Entre as principais novidades, estão as novas linhas de ônibus com conexões diretas entre terminais de diferentes regiões da cidade, são elas:
Outra novidade é o retorno do Circular Centro, linha extinta durante a pandemia, que fazia a ligação entre diversos pontos da região central em dois sentidos – horário e anti-horário – com o tradicional ônibus branco. A volta da linha deve facilitar a circulação pelo centro histórico e polos de comércio e serviços.
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Além das novas linhas, está sendo estudada a possibilidade de implantação do transporte sob demanda, modelo que começa a ser adotado por algumas cidades no Brasil. A ideia é oferecer mais flexibilidade ao passageiro, com veículos que circulam somente quando solicitados via aplicativo.
Pelo sistema, o usuário agenda a viagem no aplicativo, acompanha o veículo em tempo real e realiza o pagamento digitalmente — como nos aplicativos de carona. O trajeto é adaptado à demanda e o serviço será integrado ao sistema convencional, permitindo conexões com outras linhas.
Essa alternativa é especialmente útil em bairros com menor fluxo de passageiros ou demanda sazonal, reduzindo custos operacionais e oferecendo mais eficiência ao sistema.
A consulta pública sobre a nova concessão vai até o dia 17 de outubro. A população pode enviar sugestões, tirar dúvidas e participar da construção desse novo modelo de transporte coletivo.
Uma nova audiência pública será realizada no dia 15 de outubro, no Salão de Atos do espaço Imap Barigui, aberta à participação de todos os interessados.
A previsão é que o edital da nova concessão seja publicado em novembro com leilão em janeiro de 2026 e início da transição em junho do mesmo ano.
A disputa envolverá cinco lotes (dois BRTs e três regionais – Norte, Sul e Oeste). A previsão é que sejam investidos R$ 3,7 bilhões no período do contrato, que terá prazo de 15 anos.
Para encontrar mais serviços e informações úteis, acesse o Massa.com.br.
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