Direitos do Consumidor
Procon-PR abre inscrições para cursos gratuitos sobre direitos do consumidor
segurança digital
Banco Central anuncia mudanças no Pix para agilizar devoluções em fraudes e golpes, com autoatendimento direto no aplicativo dos bancos.
Novas regras do Pix começam a valer a partir de outubro e vão facilitar a devolução de valores em casos de fraudes e golpes virtuais.
As mudanças foram anunciadas pelo Banco Central (BC) e aprimoram o Mecanismo Especial de Devolução (MED), ferramenta criada para oferecer mais segurança aos usuários.
Com a atualização, o processo de contestação será feito de forma 100% digital, diretamente no aplicativo do banco, sem a necessidade de contato com o atendimento da instituição.
Assim, a vítima poderá registrar a denúncia no próprio ambiente Pix, o que garante maior agilidade e aumenta as chances de recuperar os recursos antes que sejam transferidos pelo fraudador.
LEIA TAMBÉM
Outra mudança importante é a possibilidade de devolução a partir de outras contas, além da utilizada inicialmente no golpe. Como criminosos costumam transferir rapidamente os valores recebidos, essa atualização permitirá que o MED rastreie os caminhos do dinheiro e aumente as chances de retorno.
De acordo com o Banco Central, a devolução poderá ocorrer em até 11 dias após a contestação. A funcionalidade estará disponível de forma opcional em novembro e passará a ser obrigatória em fevereiro de 2026.
O Banco Central destacou que o compartilhamento de informações entre instituições financeiras vai auxiliar na identificação de contas usadas em fraudes e na prevenção de novos golpes. As novas regras devem reforçar a segurança do Pix, desestimulando a prática de crimes virtuais.
Para encontrar mais serviços e informações úteis, acesse o Massa.com.br.
CONTEÚDOS RELACIONADOS
Direitos do Consumidor
Promoção
FERIADÕES!
Festa e serviços