NOVOS PARQUES
Seis cidades do Paraná vão receber novos parques; veja quais
conheça
Cerca de 700 proprietários de veículos já se candidataram para participar do projeto-piloto
O Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR) e o Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) estão desenvolvendo o Passaporte Veicular Digital, uma iniciativa pioneira no Brasil que visa transformar automóveis em ativos digitais.
Até o momento, cerca de 700 proprietários de veículos já se candidataram para participar do projeto-piloto, do Passaporte Veicular Digital sendo que o prazo final para as inscrições de novos interessados encerra na próxima segunda-feira (23).
LEIA TAMBÉM
Os proprietários interessados devem se credenciar no site do Detran. O sistema funciona por meio de um token único vinculado ao número do chassi, criando uma identidade eletrônica que permite rastrear informações de forma segura e imutável ao longo de toda a vida útil do bem.
Esse passaporte digital reunirá dados abrangentes, incluindo o histórico de revisões, quilometragem, seguros, financiamentos, ocorrências e transferências.
O projeto-piloto terá duração de 120 dias, e os participantes poderão consultar seus dados pelo site ou aplicativo do Detran-PR a partir do dia 2 de março, por um período de 60 dias.
A participação está aberta a veículos de qualquer ano ou modelo, abrangendo também motos e caminhões, com um processo de credenciamento totalmente online que dispensa deslocamentos presenciais.
O objetivo do Governo do Estado é que o Passaporte Veicular Digital seja implantado de forma definitiva e integral até o fim de 2026, com a meta de inserir toda a frota paranaense no banco de dados nos próximos anos.
Para encontrar mais serviços e informações úteis, acesse o Massa.com.br.