MARÉ DE OPORTUNIDADES DO SEBRAE
Sebrae/PR e Mais Verão Lojas Colombo levam ações aos ambulantes e pequenas empresas do Litoral
Falta pouco!
Em ambos os lados, Guaratuba e Matinhos, continuam os trabalhos de drenagem, terraplenagem e pavimentação.
A construção da Ponte de Guaratuba, no Litoral, está a poucos passos de ser concluída. De acordo com o Governo do Paraná, 88% das obras já foram entregues. Com isso, a previsão de conclusão permanece para o mês de abril.
LEIA TAMBÉM
Segundo o boletim técnico de dezembro, a obra avançou em todas as frentes de trabalho, com destaque para a finalização completa da infraestrutura e progressos expressivos no trecho estaiado. Na mesoestrutura, responsável pela sustentação das vigas longarinas, 20 travessas já foram concluídas. Restam apenas duas travessas e um pilar para a finalização completa desta fase, prevista para o mês de janeiro.
Ao todo, o construção exigiu a execução de 64 estacas, distribuídas entre os lados de Guaratuba e Matinhos, além do trecho sobre a baía. A primeira estaca foi concretada em 17 de maio de 2024, marcando o início da fundação. Em agosto de 2025, foi realizada a última concretagem de estaca no trecho marítimo, com operações complexas em ambiente aquático.
As últimas estacas que faltavam estavam localizadas do lado de Matinhos e foram finalizadas em dezembro, junto com os blocos de fundação. Com isso, toda a base estrutural da ponte foi oficialmente concluída.
“É uma obra emblemática e um marco para o Paraná. Ela virou um cartão-postal dessa temporada e a população está acompanhando de perto a sua evolução. Entramos na reta final das obras e em breve colocaremos um ponto final no ferry boat”, afirma o governador Carlos Massa Ratinho Junior.
No lado de Guaratuba, o trecho pré-moldado foi totalmente concluído em novembro de 2025. A concretagem das lajes do tabuleiro nesse segmento teve início em abril de 2025 e seguiu de forma contínua até a finalização das 16 lajes, que compõem integralmente o trecho pré-moldado deste lado da ponte.
“Os trabalhos se estenderam ao longo de todo o fim do ano, mesmo entre Natal e Ano Novo, para dar conta da dimensão do projeto. Continuamos avançando com grande rapidez e vários turnos de trabalho”, afirma o secretário de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex.
O trecho pré-moldado da Ponte de Guaratuba, que possui 20 vãos distribuídos ao longo de 830 metros, ainda conta com quatro vãos pendentes, localizados no lado de Matinhos. Nesses vãos, estão previstas para este mês de janeiro as etapas de lançamento das vigas longarinas, e, em seguida, serão executadas as fases de instalação das pré-lajes, armação e concretagem das lajes do tabuleiro.
As obras complementares também registraram avanços, com a execução de barreiras rígidas centrais e laterais, colocação de guarda-corpos e preenchimento do passeio com concreto.
“Estamos chegando em uma etapa ainda mais complexa da obra da Ponte de Guaratuba que é a realização dos encaixes. Nas próximas semanas teremos o encontro dos trechos estaiados, do trecho estaiado com o pré-moldado e daí a finalização das cabeceiras”, explica o diretor-presidente do DER/PR, Fernando Furiatti. “O cronograma está seguindo conforme planejado, e em breve teremos toda a estrutura e acessos finalizados e liberados para os usuários”.
Em ambos os lados, Guaratuba e Matinhos, continuam os trabalhos de drenagem, terraplenagem e pavimentação. A obra prevê a movimentação de 200 mil m³ de material entre escavação e aterro, além da execução de 50 mil m² de camadas de pavimentação, incluindo reforço de subleito, sub-base, base e revestimento asfáltico.
Para encontrar mais serviços e informações úteis, acesse o Massa.com.br.
CONTEÚDOS RELACIONADOS
Lista completa!
INSTABILIDADE
nova tecnologia
mexer o esqueleto