perigo

Paraná tem 18 praias impróprias para banho no Carnaval; veja onde

Bandeiras vermelhas sinalizam áreas proibidas para banhistas

Praia do Paraná vista de cima.
Foto: Denis Ferreira Netto/AEN

Se você está planejando aproveitar o mar durante o feriado, a atenção deve ser redobrada com as praias impróprias para banho no Paraná. De acordo com o mais recente monitoramento do Instituto Água e Terra (IAT), estes locais são classificados como permanentemente impróprios para banho.

Paraná tem 18 praias impróprias para banho

Confira baixo as praias impróprias para banho no Paraná que você deve manter distância durante a sua folia no litoral:

LEIA TAMBÉM

  • Pontal do Paraná: Foz do Rio Olho d’Água, no Balneário Olho d’Água.
  • Matinhos: Foz do Rio Matinhos (Balneário Flamingo) e a foz do Canal de Caiobá (Praia Brava).
  • Guaratuba (Praia Central e arredores): Foz do Rio Brejatuba, foz da Galeria da Rua Marechal Deodoro e foz do Canal da Rua Clevelândia.
  • Guaratuba (Balneários): Foz do Canal do Camping, foz do Rio das Pedras, foz do Rio do Tenente (Nereidas/Eliane) e foz do Rio Saí-Guaçu.

Praias podem carregar microrganismos prejudiciais

A classificação de “impróprio” não é um detalhe irrelevante. Estes pontos recebem águas vindas do interior das cidades, que podem carregar resíduos e microrganismos prejudiciais à saúde.

O IAT recomenda que os banhistas evitem entrar na água em um raio de 100 metros para cada lado do ponto sinalizado como impróprio.

Procure sempre pela bandeira vermelha na areia, que indica que a água não é recomendada para o banho.

Como aproveitar com segurança?

A boa notícia é que, fora essas desembocaduras de rios, a grande maioria da orla está com água própria para banho, sinalizada com a bandeira azul. O monitoramento atual é válido para toda a semana do Carnaval, abrangendo o período de 06/02/2026 a 12/02/2026.

Fique atento à sinalização oficial e aproveite o mar onde a bandeira estiver azul para garantir um feriado sem riscos à saúde.

Para encontrar mais serviços e informações úteis, acesse o Massa.com.br.