FALTA DE LUZ!
Falta de luz afeta Londrina nesta sexta: veja regiões atingidas
Defesa do Consumidor
Procon-PR e Procons municipais solicitam à Senacon que o uso do prefixo 0303 siga obrigatório para identificar ligações de telemarketing.
O prefixo 0303 pode deixar de ser obrigatório em ligações de telemarketing, mas o Procon-PR e os órgãos municipais de defesa do consumidor querem impedir a mudança.
A solicitação foi enviada à Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) após a decisão da Anatel que tornou o uso facultativo.
A Coordenação Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor do Paraná, em parceria com os Procons municipais, notificou a Senacon para manter a obrigatoriedade do prefixo 0303 em chamadas de fornecedores de produtos e serviços.
Para os órgãos de defesa, retirar essa exigência representaria um retrocesso na proteção ao consumidor, dificultando a identificação de ligações comerciais e aumentando o risco de incômodo.
LEIA TAMBÉM
Segundo o secretário de Estado da Justiça e Cidadania, Valdemar Jorge, o excesso de ligações é um problema grave.
“Tornar facultativo o uso do prefixo 0303 vai agravar essa situação. Há consumidores que recebem mais de 100 ligações por dia”, afirmou.
Os Procons ressaltam que a medida afeta direitos básicos, como segurança, informação e liberdade de escolha.
A coordenadora do Procon-PR, Claudia Silvano, lembra que o consumidor pode se cadastrar no serviço de bloqueio de telemarketing. Após 30 dias do registro, as empresas não podem mais fazer ligações para o número informado.
O serviço está disponível no site oficial clicando aqui.
Para encontrar mais serviços e informações úteis, acesse o Massa.com.br.