Direito do Consumidor

Presente para o Dia dos Pais: veja os cuidados na hora da compra

Antes de escolher o presente Dia dos Pais, veja as orientações do Procon-PR para evitar problemas com preços, trocas e compras online.

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Foto: Geraldo Bubniak/AEN

Com a chegada do Dia dos Pais, o Procon-PR divulgou orientações importantes para quem pretende comprar um presente de forma segura. A ideia é ajudar o consumidor a fazer escolhas conscientes, evitando problemas com preços, formas de pagamento ou trocas.

Dicas para comprar presente para o Dia dos Pais com segurança

O consumidor deve observar se o preço à vista e a prazo, o número de parcelas e as taxas de juros mensais e anuais estão visíveis de forma clara e legível.

Caso haja diferença entre o preço exibido na vitrine e o do produto, prevalece o menor valor. Além disso, lojas podem aplicar preços distintos dependendo da forma de pagamento, como cartão de crédito ou débito, o que pode resultar em acréscimos.

Presente para o Dia dos Pais: compre com sabedoria

Evitar compras por impulso é essencial para manter o orçamento equilibrado. Segundo o Procon-PR, é importante considerar:

  • o perfil do pai
  • a utilidade do presente
  • as condições financeiras no momento da compra

Comprar com responsabilidade evita o acúmulo de dívidas e torna o presente ainda mais significativo.

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Troca de produtos e nota fiscal

Nem sempre o presente agrada ou serve, por isso o consumidor deve verificar se há a possibilidade de troca no ato da compra. Essa informação pode ser registrada na nota fiscal.

A troca só é obrigatória quando o produto apresentar defeitos. Para itens como roupas, sapatos e acessórios, é essencial alinhar as condições com a loja.

A nota fiscal também é importante para reclamações futuras, principalmente se o produto apresentar vício ou falha.

Compras online exigem atenção redobrada

Ao optar por comprar pela internet, o consumidor deve seguir algumas orientações:

  • Verificar se o site começa com “https://”
  • Conferir se há um cadeado de segurança na barra do navegador
  • Evitar sites que não informam telefone, CNPJ e endereço físico

É recomendado imprimir o comprovante da compra e guardar o e-mail de confirmação com a data de entrega.

Conforme o Código de Defesa do Consumidor (CDC), compras feitas fora de lojas físicas (como internet, telefone ou catálogos) podem ser canceladas em até sete dias após o recebimento do produto.

Código de Defesa do Consumidor garante direitos

Todos os presentes estão protegidos pelo CDC, que estabelece prazos para reclamações:

  • 30 dias para produtos não duráveis (perfumes, bebidas, higiene)
  • 90 dias para produtos duráveis (roupas, celulares, eletrônicos)

Produtos eletroeletrônicos devem conter manual de instruções em português, termo de garantia preenchido e nota fiscal. Também é recomendável testar o equipamento no momento da compra.

Para encontrar mais serviços e informações úteis, confira o Massa.com.br.