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Regulação de Apostas
Senado aprova projeto que limita a publicidade de bets, proibindo o uso de influenciadores, artistas e atletas em campanhas de divulgação.
O Senado aprovou na última quarta-feira (28) um projeto que impõe novas restrições à propaganda de apostas esportivas nas bets. O texto segue agora para análise na Câmara dos Deputados.
A proposta, de autoria do senador Styvenson Valentim (PSDB-RN), recebeu apoio de parlamentares da base e da oposição, preocupados com o impacto social e financeiro das apostas sobre a população, especialmente os mais vulneráveis.
Com a aprovação, ficam proibidos diversos tipos de propaganda de apostas, especialmente aquelas que envolvem:
Também será proibido o uso de mascotes, personagens ou animações voltadas ao público infantojuvenil, além de ações que incentivem ou ensinem práticas de jogo.
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Apesar das vedações, o projeto mantém algumas possibilidades para a publicidade de bets, desde que respeitadas regras específicas:
A nova legislação prevê exceções em estádios e arenas apenas quando a empresa de apostas:
Também será permitido o patrocínio cultural, esportivo e jornalístico, desde que a exibição seja limitada à identificação da marca, sem apelo publicitário.
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O relator Carlos Portinho (PL-RJ) justificou que a regulamentação tem como foco proteger jovens e crianças, além de combater o marketing disfarçado presente em estádios. A proposta exige ainda a inclusão da frase:
“Apostas causam dependência e prejuízos a você e à sua família”
em todas as campanhas de divulgação.
Segundo pesquisa do DataSenado, 13% da população com mais de 16 anos apostou no último mês, e 52% dos apostadores recebem até dois salários mínimos.
O texto aprovado inclui a responsabilidade solidária de plataformas digitais, empresas de mídia e provedores de internet que não retirarem conteúdos irregulares após notificação do Ministério da Fazenda. A omissão poderá gerar punições legais aos envolvidos.
O Projeto de Lei 2.985/2023 agora será analisado pela Câmara dos Deputados. A expectativa é de que o debate sobre a publicidade de bets se intensifique, especialmente entre representantes do esporte e da comunicação, setores que hoje recebem expressivos valores em patrocínios de casas de apostas.
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