mais tecnologia
Curitiba ou Nova York? Táxis começam a rodar com anúncios publicitários
Trânsito
Renovações automáticas da CNH passam a valer para motoristas sem infrações nos últimos 12 meses.
O ministro dos Transportes, Renan Filho, assinou nesta sexta-feira (9) uma medida que autoriza a renovação automática da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) para bons condutores.
A medida de renovação automática da CNH começará a ser implementada para motoristas que não cometeram infrações de trânsito nos últimos 12 meses.
De acordo com o ministério, os condutores aptos ao benefício não precisarão realizar exames presenciais, comparecer aos Detrans ou pagar taxas adicionais. Todo o processo ocorrerá de forma automática, por meio do sistema da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran).
A CNH renovada ficará disponível no aplicativo da CNH Digital. Caso o motorista opte pela versão física do documento, será necessário solicitar ao Detran e arcar com o custo do serviço.
LEIA TAMBÉM
Durante o anúncio, o ministro Renan Filho informou que os motoristas contemplados pela renovação automática da CNH receberão uma mensagem no celular parabenizando-os pelo histórico positivo no trânsito.
Além disso, os condutores incluídos no programa receberão um selo digital de reconhecimento por bom comportamento ao volante.
Segundo o Ministério dos Transportes, para ter acesso às renovações automáticas da CNH, é necessário atender aos seguintes critérios:
O cadastro no RNPC pode ser feito pelo aplicativo da CNH ou pelo Portal de Serviços da Senatran.
Condutores com 70 anos ou mais não estão aptos a receber o benefício. Já motoristas com idade a partir de 50 anos poderão usufruir da renovação automática apenas uma vez.
A medida também não se aplica a condutores que possuem validade reduzida da CNH por recomendação médica, especialmente em casos de doenças progressivas ou condições que exigem acompanhamento de saúde.
Para encontrar mais serviços e informações úteis, acesse o Massa.com.br.
CONTEÚDOS RELACIONADOS
Segurança no trânsito
Segurança nos shows
Serviço público
mais tecnologia