NUVEM E IA!

Google Cloud chega a Curitiba com programa para Startups

Capital paranaense é a quarta cidade a receber o programa, fortalecendo a conexão com o ecossistema de inovação local.

startup-hub-curitiba-google-cloud

O Google Cloud realizou nesta quarta-feira (29) o Startup Hub em Curitiba. O programa foi lançado em 2024 e pretende capacitar startups em estágio inicial e desenvolvedores locais com ferramentas e tecnologias de ponta da nuvem do Google.

Inicialmente desenvolvido em São Paulo, onde recebeu mais de 1 mil startups em 10 semanas, o programa foi levado também a Belo Horizonte e Recife antes de chegar à capital paranaense. Ainda em 2025, o Google Cloud levará o Startup Hub também a Salvador.

Curitiba recebe programa Start Hub do Google Cloud

Em entrevista ao portal Massa.com.br, Anderson Gaspar, Diretor de Negócios para o segmento Nativas Digitais e startups do Google Cloud, explica que a iniciativa do Startup Hub é global, inicialmente em algumas metrópoles. Mas a decisão de levar o programa a outras cidades foi uma estratégia do Google Brasil.

“O Paraná tem uma base de pequenos negócios ávida por crescimento e o nosso trabalho é ser o parceiro tecnológico desses empreendedores, para acelerar o desenvolvimento dessas startups com nossas ferramentas de nuvem e inteligência artificial”, explica Gaspar.

Assista na íntegra abaixo:

A escolha do Paraná para sediar o evento também levou em conta a importância do ecossistema de inovação local. O Mapeamento das Startups Paranaenses, realizado pelo Sebrae/PR, mostra que o estado registra aumento de 19,17% no número de startups entre 2023 e 2024, de empresas de tecnologia.

O levantamento também revela que 91% das startups no Paraná são pequenos negócios (MEIs, MEs e EPPs), demonstrando um ecossistema com grande potencial de escalabilidade. Curitiba foi reconhecida como a quinta cidade mais inteligente e conectada do Brasil, de acordo com o Ranking Connected Smart Cities 2025, reforçando sua posição de destaque no cenário nacional.

Giuliana Domingues, gerente de Marketing do Google Cloud Brasil para Nativas Digitais, reforça que várias startups de Curitiba já utilizam os serviços da gigante da tecnologia e espera que a vinda do programa para a capital paranaense traga ainda mais ideias inovadoras.

“Queremos nos conectar ainda mais com os fundadores de startups e desenvolvedores locais. Nosso objetivo é oferecer uma imersão nos temas mais relevantes de tecnologia e conectar os participantes com os nossos especialistas e com o vibrante ecossistema de inovação paranaense”, explica.

Startup Hub Curitiba aborda IA e análise de dados

A escolha do tema ‘Gemini Enterprise/NotebookLM’ reflete o atual cenário de transformação nos negócios, onde a inteligência artificial e a análise de dados se tornaram pilares para a competitividade.

O estudo Retorno do investimento (ROI) em IA, do Google Cloud juntamente com o Enterprise Strategy Group, confirma essa tendência, revelando que 79% das organizações no Brasil alcançaram ROI com pelo menos um caso de uso. Além disso, 53% relataram aumentos anuais de receita entre 6% e 10% resultantes do uso da IA.

Diante deste cenário de rápida adoção e impacto financeiro comprovado, o Startup Hub de Curitiba foi desenhado para capacitar as startups paranaenses a utilizarem essas tecnologias, permitindo que capturem valor, transformem seus modelos de negócio e criem soluções mais inteligentes.

Apoio e aproximação com as startups locais

Atualmente, a nível global, quase 90% dos unicórnios de inteligência artificial generativa e mais de 60% das startups de IA generativa que receberam qualquer tipo de financiamento, são clientes do Google Cloud.

 A edição de Curitiba do Startup Hub conta com uma programação intensiva de palestras, capacitação técnica e oportunidades de networking com especialistas do Google Cloud.

Os participantes poderão, ainda, saber mais sobre o Google for Startups Cloud Program, iniciativa que oferece a startups de IA elegíveis acesso a tecnologias, suporte técnico, mentorias e créditos na nuvem do Google de até US$ 350 mil.

Startups paranaenses já usam serviços de IA

Um dos destaques da edição paranaense do Startup Hub é a participação de startups locais, como a Juridico.AI, plataforma de IA jurídica que automatiza a elaboração de peças processuais e a análise de processos para advogados.

“Nossa plataforma usa IA para resolver um dos maiores gargalos da advocacia: o tempo gasto na redação de documentos, entregando em minutos o que antes levava horas. Esse sucesso, que já nos trouxe mais de 200 mil usuários, depende de um ecossistema forte. Iniciativas como o Startup Hub são pilares essenciais para oferecer a visibilidade e o suporte que precisamos para inovar e competir globalmente”, comenta César Orlando, CEO da Juridico.AI.

Outro destaque é a Deepful, plataforma de simulações baseadas em role-plays com Inteligência Artificial, desenvolvida para o treinamento e aprimoramento de forças de vendas da indústria farmacêutica.

“Com IA, já capacitamos mais de 8 mil profissionais de 20 farmacêuticas em 5 idiomas. Acreditamos que a IA conversacional está redefinindo a forma como as equipes aprendem, praticam e evoluem, e seguimos expandindo nossa presença global, agora também na Europa e Estados Unidos”, diz Gustavo Comitre, Head de Produto da Deepful.