palavra final
Horário de verão no Brasil é considerado desnecessário
Patrimônio Cultural
A reforma no Teatro Guaíra moderniza o telhado após 50 anos, com investimento de R$ 1,2 milhão da Audi do Brasil.
Pela primeira vez em cinco décadas, o telhado do Teatro Guaíra passou por uma reforma completa. A obra foi entregue nesta segunda-feira (14), marcando um momento histórico para o principal espaço cultural do Paraná.
A reforma do Teatro Guaíra, orçada em R$ 1,2 milhão, foi financiada integralmente pela Audi do Brasil, como contrapartida do programa Paraná Competitivo, coordenado pela Secretaria de Estado da Fazenda.
Com uma área de 17 mil metros quadrados, a intervenção teve como objetivo principal a proteção contra infiltrações e a preservação da estrutura original do edifício. Os blocos da cobertura foram removidos cuidadosamente para a aplicação de uma manta asfáltica, que recebeu um novo acabamento para garantir estabilidade e durabilidade.
A obra também envolveu a limpeza e revitalização dos dutos de ventilação, abrangendo auditórios, estúdios e áreas administrativas do complexo cultural.
LEIA TAMBÉM
Além da reforma no telhado, o projeto de modernização do Teatro Guaíra inclui:
O diretor-presidente do centro cultural, Cleverson Cavalheiro, destacou que a obra “mantém a estética modernista” e garante mais segurança, conforto e qualidade técnica às produções.
O Teatro Guaíra, que completou 140 anos em 2024, concorre pela primeira vez ao Prêmio Cenym de Teatro Nacional 2025, na categoria Melhor Teatro ou Casa de Espetáculos — o “Oscar do teatro brasileiro”.
Para encontrar mais serviços e informações úteis, acesse o Massa.com.br