Serviços
Tempestades deixam mais de 1,6 mil imóveis sem luz no Paraná
Serviços
Em 2024, o Paraná alcançou produção de 250 mil toneladas de tilápia
A abertura da Quaresma em 2026 chega acompanhada de um cenário mais favorável para o bolso do consumidor paranaense.
Em meio ao tradicional aumento da procura por peixes, levantamento do Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento, aponta queda no preço da tilápia no varejo — movimento que tende a aquecer as vendas em supermercados e peixarias nas próximas semanas.
Segundo o boletim semanal do órgão, o filé de tilápia está, em média, 5% mais barato em relação a janeiro de 2025. Dados do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), calculado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, reforçam a tendência ao indicar redução próxima de 12% no período analisado.
LEIA TAMBÉM
Em 2024, o Paraná alcançou produção de 250 mil toneladas de tilápia, crescimento de 17% em comparação com as 213 mil toneladas registradas no ano anterior.
Além do pescado, outra proteína que costuma ganhar espaço na mesa durante a Quaresma é o ovo. Em Curitiba, houve aumento no valor de comercialização. A alta é explicada pela combinação entre demanda aquecida e o período religioso, que se estende até o início de abril.
O boletim também destaca que o valor atual permanece 22,4% inferior ao registrado em 2025, mesmo com a recente elevação.
Para encontrar mais serviços e informações úteis, acesse o Massa.com.br
CONTEÚDOS RELACIONADOS