PROGRAMAÇÃO ESPECIAL!

Parques do Paraná tem atividades especiais no final de semana

A agenda tem como objetivo mobilizar moradores e turistas a visitarem as Unidades de Conservação (UCs) da região.

unidades-de-conservacao-do-parana
Foto: Divulgação Soul Vila Velha

As Unidades de Conservação do Paraná vão ter atividades especiais neste final de semana. O Instituto Água e Terra (IAT) vai promover, neste domingo (20), mais uma edição da programação “Um Dia no Parque”.

Com o tema “Protegendo o que nos conecta”, a agenda tem como objetivo mobilizar moradores e turistas a visitarem as Unidades de Conservação (UCs) da região, promovendo o uso sustentável, a educação ambiental e o lazer de forma consciente.

Unidades de Conservação do Paraná promovem atividades especiais

As atividades estão previstas em seis dos 28 parques estaduais paranaenses abertos à visitação. São eles:

Serra da Baitaca

  • O Parque Estadual Serra da Baitaca, entre Piraquara e Quatro Barras, terá atividades educativas sobre conservação ambiental, descarte de lixo e fauna nativa. A programação começa às 9h, com distribuição de materiais e jogos temáticos. O acesso é feito via Quatro Barras, com opções de transporte público a partir de Curitiba.

Monge

  • Na Lapa, Região Metropolitana de Curitiba, o Parque Estadual do Monge realiza neste sábado (a partir das 9h) um passeio ciclístico por um trecho de 4 km dentro da unidade. Às 14h, haverá apresentação de capoeira. As atividades contam com apoio da Acial (Associação Comercial, Industrial e Agropecuária da Lapa). Voluntários também participarão de uma ação de coleta de lixo nas trilhas do parque. O acesso é pela Rodovia do Xisto (BR-476) e, já na área urbana da Lapa, pela Avenida Getúlio Vargas.

LEIA TAMBÉM

Mata São Francisco

  • Localizado entre Cornélio Procópio e Santa Mariana, no Norte do Paraná, o Parque Estadual Mata São Francisco promove, das 8h às 17h, uma programação variada com ações de educação ambiental realizadas por instituições como IPEVS, Polícia Ambiental, Sanepar, ONG Vida Verde, UENP e Sesc. A agenda inclui exposição sobre viveiros florestais, recreação infantil a partir das 9h, apresentações, caminhada matinal e aulas ao ar livre de alongamento, yoga e zumba. O parque fica às margens da BR-369, no km 79, e funciona das 8h às 17h.

Pico do Marumbi 

  • A partir das 5h, o parque promove observação de aves e caminhadas em trilhas e no Caminho do Itupava. Durante o dia, haverá orientações sobre segurança e educação ambiental. Recomenda-se levar binóculo, câmera, agasalho, calçado adequado, água e lanche. A entrada exige cadastro e documento. O acesso é por trem ou pelas BRs 116 e 277.

Vila Velha 

  • Em Ponta Grossa, o Parque Estadual de Vila Velha abre às 9h com trilhas, Furnas, Lagoa Dourada, tirolesa, arvorismo, cicloturismo e opções gastronômicas. Os ingressos custam R$ 69 e estão à venda no site do parque. O acesso é pela BR-376, com ônibus das empresas Princesa dos Campos (Curitiba) e Viação Campos Gerais (Ponta Grossa).

Rica do Espírito Santo

  • Em Fênix, o parque encerra a programação com um passeio ciclístico guiado a partir das 9h, com cerca de duas horas de duração. É necessário se inscrever previamente pelo telefone (41) 9-9554-1971. O acesso é pela PR-082.

Atividades nas Unidades de Conservação são gratuitas

Todas as atividades das Unidades de Conservação do Paraná são gratuitas, com exceção do Parque Vila Velha.

Para encontrar mais serviços e informações úteis, acesse o Massa.com.br.