As Unidades de Conservação do Paraná vão ter atividades especiais neste final de semana. O Instituto Água e Terra (IAT) vai promover, neste domingo (20), mais uma edição da programação “Um Dia no Parque”.
Com o tema “Protegendo o que nos conecta”, a agenda tem como objetivo mobilizar moradores e turistas a visitarem as Unidades de Conservação (UCs) da região, promovendo o uso sustentável, a educação ambiental e o lazer de forma consciente.
Unidades de Conservação do Paraná promovem atividades especiais
As atividades estão previstas em seis dos 28 parques estaduais paranaenses abertos à visitação. São eles:
Serra da Baitaca
O Parque Estadual Serra da Baitaca, entre Piraquara e Quatro Barras, terá atividades educativas sobre conservação ambiental, descarte de lixo e fauna nativa. A programação começa às 9h, com distribuição de materiais e jogos temáticos. O acesso é feito via Quatro Barras, com opções de transporte público a partir de Curitiba.
Monge
Na Lapa, Região Metropolitana de Curitiba, o Parque Estadual do Monge realiza neste sábado (a partir das 9h) um passeio ciclístico por um trecho de 4 km dentro da unidade. Às 14h, haverá apresentação de capoeira. As atividades contam com apoio da Acial (Associação Comercial, Industrial e Agropecuária da Lapa). Voluntários também participarão de uma ação de coleta de lixo nas trilhas do parque. O acesso é pela Rodovia do Xisto (BR-476) e, já na área urbana da Lapa, pela Avenida Getúlio Vargas.
Localizado entre Cornélio Procópio e Santa Mariana, no Norte do Paraná, o Parque Estadual Mata São Francisco promove, das 8h às 17h, uma programação variada com ações de educação ambiental realizadas por instituições como IPEVS, Polícia Ambiental, Sanepar, ONG Vida Verde, UENP e Sesc. A agenda inclui exposição sobre viveiros florestais, recreação infantil a partir das 9h, apresentações, caminhada matinal e aulas ao ar livre de alongamento, yoga e zumba. O parque fica às margens da BR-369, no km 79, e funciona das 8h às 17h.
Pico do Marumbi
A partir das 5h, o parque promove observação de aves e caminhadas em trilhas e no Caminho do Itupava. Durante o dia, haverá orientações sobre segurança e educação ambiental. Recomenda-se levar binóculo, câmera, agasalho, calçado adequado, água e lanche. A entrada exige cadastro e documento. O acesso é por trem ou pelas BRs 116 e 277.
Vila Velha
Em Ponta Grossa, o Parque Estadual de Vila Velha abre às 9h com trilhas, Furnas, Lagoa Dourada, tirolesa, arvorismo, cicloturismo e opções gastronômicas. Os ingressos custam R$ 69 e estão à venda no site do parque. O acesso é pela BR-376, com ônibus das empresas Princesa dos Campos (Curitiba) e Viação Campos Gerais (Ponta Grossa).
Rica do Espírito Santo
Em Fênix, o parque encerra a programação com um passeio ciclístico guiado a partir das 9h, com cerca de duas horas de duração. É necessário se inscrever previamente pelo telefone (41) 9-9554-1971. O acesso é pela PR-082.
Atividades nas Unidades de Conservação são gratuitas
Todas as atividades das Unidades de Conservação do Paraná são gratuitas, com exceção do Parque Vila Velha.
Quer ficar por dentro das principais notícias do dia? Siga nosso Instagram e acompanhe tudo em tempo real!