Transações automotivas

Venda de carros fica mais rápida no Paraná com novo sistema

Nova regra do Detran-PR reduz tempo de transferência de veículos de dias para horas e facilita a venda de carros usados no estado.

venda-de-carros
Foto: Ilustração / Freepik

O Detran-PR regulamentou nesta quarta-feira (6) um novo sistema que promete acelerar a venda de carros usados em todo o Estado.

Detran-PR agiliza venda de carros com novo sistema

Com a publicação da Portaria nº 562/2025, o órgão adota o Sistema de Registro Nacional de Veículos em Estoque (Renave), que moderniza e desburocratiza o processo de transferência de propriedade.

A expectativa é que, com a digitalização, o tempo para regularização documental diminua de até três dias para poucas horas, facilitando transações tanto para lojistas quanto para consumidores.

LEIA TAMBÉM

Venda de carros será mais rápida e menos burocrática

Com a nova regulamentação, despachantes documentalistas passam a ter autonomia para inserir documentos diretamente no sistema do Detran, sem a necessidade de envio prévio à Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran).

Essa digitalização permite:

  • A finalização de processos em poucas horas;
  • A eliminação de papelada e do reconhecimento de firma;
  • O atendimento até em finais de semana, durante feirões e eventos.

Segundo o vice-governador Darci Piana, a iniciativa representa “processos mais modernos e inovadores, com benefícios diretos para os empreendedores e para a população”.

Impactos positivos no setor automotivo

A medida tem reflexos diretos na revenda de veículos, reduzindo custos operacionais para lojas e agilizando a vida do consumidor. A integração com certificação digital garante segurança jurídica nas transações, preservando a fiscalização e o controle dos estoques.

Apesar da flexibilização dos trâmites, o Detran-PR mantém sua função fiscalizadora. Os estabelecimentos credenciados seguem responsáveis pelas informações inseridas no sistema, com a verificação e a validação documental garantidas.

Para encontrar mais serviços e informações úteis, acesse o Massa.com.br.