Atenção moradores!
Ciclone extratropical causa falta de luz em Curitiba e Região
VENTANIA
A intensidade do ciclone extratropical diminui significativamente nesta quinta-feira
O avanço do ciclone extratropical, que se formou no Rio Grande do Sul, provocou queda de energia e falta de água em diversas cidades do Paraná nesta quarta-feira (10).
De acordo com a Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), a interrupção no fornecimento de energia compromete o abastecimento de água. “Técnicos da companhia trabalham com equipes da Copel para restabelecer os sistemas”, diz.
Podem ficar sem água, conforme a Sanepar, principalmente os clientes que não têm caixa-d’água no imóvel. A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) recomenda que cada residência mantenha reservatório com, no mínimo, 500 litros — volume suficiente para atender uma família de até quatro pessoas por 24 horas.
O atendimento ao cliente está disponível 24 horas pelo telefone 0800 200 0115, pelo e-mail e pelo WhatsApp (41) 99544-0115. É importante ter em mãos a conta de água ou o número de matrícula.
O vento forte que atingiu o Paraná provocou queda de energia em diversas cidades nesta quarta-feira. Segundo o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), o ciclone atuou sobre a costa litorânea gaúcha e provocou rajadas de vento acima de 100 km/h.
LEIA TAMBÉM
De acordo com a Companhia Paranaense de Energia (Copel), equipes de manutenção e operação da companhia trabalham no restabelecimento da energia de 190 mil unidades consumidoras em todo o Paraná. “Deste total, 152,9 mil estão no Leste do Estado, que abrange Curitiba, Região Metropolitana e Litoral”, reforça.
A região é a que mais concentra serviços de recomposição da rede elétrica, danificada por rajadas de vento que chegaram a 126,7 km/h. Em Curitiba, a velocidade do vento ultrapassou 76 km/h. No Centro-Sul, as equipes trabalham no religamento de 22,9 mil clientes.
As regiões Oeste, Sudoeste, Noroeste e Norte têm cerca de 14 mil unidades consumidoras com interrupção de energia em atendimento pelas equipes da Copel. Os trabalhos das equipes da companhia seguem até que todos os clientes sejam religados.
Conforme o Simepar, a intensidade do ciclone extratropical diminui significativamente nesta quinta-feira (11), com redução da velocidade dos ventos e possibilidade de pancadas rápidas de chuva apenas no Oeste, com predomínio de sol na maior parte do Estado.
Na sexta-feira (12), o ciclone não terá mais influência sobre o tempo no Paraná. Entretanto, um novo sistema de baixa pressão se forma sobre o Paraguai, favorecendo novamente a formação de temporais, que podem ser fortes principalmente no Oeste e Noroeste do Paraná.
Para mais notícias de previsão do tempo, acesse o Massa.com.br
CONTEÚDOS RELACIONADOS