Contestação descontos do INSS

Correios iniciam atendimento a vítimas de descontos no INSS

Serviço presencial ajuda aposentados a contestar cobranças não autorizadas.

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Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil

As agências dos Correios iniciam atendimento presencial a vítimas de descontos indevidos no INSS a partir desta sexta (30).

A medida busca facilitar o acesso dos beneficiários aos serviços de contestação e ressarcimento.

Atendimento nos Correios de vítimas de descontos no INSS

Mais de 5 mil agências dos Correios em todo o país estão habilitadas para o serviço. Os beneficiários podem:

  • Consultar se há descontos associados em seus benefícios;
  • Contestar débitos não autorizados;
  • Acompanhar o andamento e o resultado da contestação.

Segundo a Agência Nacional de Previdência Social (INSS), essa iniciativa é fundamental para ampliar o atendimento a quem enfrenta dificuldades no uso de tecnologias digitais, como muitos idosos.

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No primeiro dia de operação, o sistema do INSS apresentou uma sobrecarga, causando instabilidade por cerca de uma hora.

A situação foi rapidamente resolvida, e o atendimento voltou ao normal, garantindo o suporte aos beneficiários afetados.

Mais de 60 mil atendimentos à vítimas em um dia

Somente no primeiro dia, mais de 60 mil pessoas foram atendidas nas agências dos Correios. Isso demonstra a importância da medida para dar agilidade à resolução das fraudes no INSS e assegurar o direito dos beneficiários.

O governo federal prevê o ressarcimento de todas as vítimas até o final de 2025. O pagamento será garantido pelo orçamento anual e poderá ser compensado com recursos provenientes de bloqueios cautelares realizados nas entidades suspeitas de aplicar os descontos indevidos.