ATRASOS NOS VOOS!

Voos em Curitiba registram atrasos e causam transtornos aos passageiros

Um problema da FAB afetou voos no Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul!

voos-atrasados-curitiba-comunicacao-fab
Foto: Geraldo Bubniak/AEN

Alguns voos de Curitiba e de toda região Sul do Brasil estão atrasados nesta segunda-feira (18), de acordo com a administração do Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais.

Voos atrasados em Curitiba

De acordo com a administração do aeroporto, um problema no sistema de comunicação por frequência da Força Aérea Brasileira (FAB) afetou os voos no Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

LEIA TAMBÉM

No entanto, a comunicação já foi restabelecida parcialmente e opera normalmente no terminal.

Atrasos pontuais foram registrados em voos do Aeroporto Afonso Pena

Segundo a administração do aeroporto, não houve cancelamento de voos, apenas atrasos pontuais nos voos em Curitiba. A maioria das ocorrências registrou atrasos de 15 a 30 minutos, com apenas um voo chegando a ultrapassar 50 minutos de atraso. 

O que diz o Aeroporto Afonso Pena

Em nota, a assessoria do Aeroporto Afonso Pena informou que:

“A administração do Aeroporto Internacional Afonso Pena informa que, na manhã desta segunda-feira (18), foi registrada uma instabilidade na frequência de comunicação do Cindacta II, órgão da Força Aérea Brasileira (FAB) responsável pelo controle do tráfego aéreo. A ocorrência impactou temporariamente as operações aéreas em vários aeroportos da região Sul do país.

A instabilidade durou 56 minutos e o sistema foi restabelecido às 11h30. Desde então, as operações de pousos e decolagens no Aeroporto Afonso Pena foram normalizadas. Não houve cancelamentos, mas foram registrados atrasos em nove voos, com variações entre 30 e 60 minutos”.

Força Aérea Brasileira também se manifestou:

“A Força Aérea Brasileira (FAB), por meio do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), informa que, por volta das 10h30 desta segunda-feira (18), foi registrada uma queda nas frequências de comunicação da Região de Informação de Voo de Curitiba (FIR-CW).
Visando a manutenção da segurança operacional, foram temporariamente suspensas todas as decolagens originadas e com destino à região afetada.
Imediatamente após a ocorrência ser identificada, a equipe técnica do Segundo Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA II) atuou prontamente para a solução do problema. As frequências foram restabelecidas por volta das 11h15, com a normalização gradual das operações aéreas em seguida.

As causas das quedas de frequências ainda estão sendo apuradas.

O DECEA reforça seu compromisso com a segurança das operações do espaço aéreo brasileiro e seguirá monitorando o sistema para garantir a continuidade das operações de forma segura e eficiente”.

Para encontrar mais serviços e informações úteis, acesse o Massa.com.br.