Novidade

TV 3.0: saiba o que muda na televisão aberta no Brasil

A TV 3.0 chega em junho de 2026 com mais interatividade, qualidade de som e imagem e recursos digitais para toda a população.

tv-3-0-o-que-e
Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

A TV 3.0 é a nova geração da televisão aberta no Brasil, assinada pelo presidente da República, e prevista para estrear em junho de 2026, antes da Copa do Mundo.

Entenda a TV 3.0 e como vai revolucionar sua tela

O sistema integra transmissões tradicionais (broadcast) com serviços de internet (broadband), permitindo que o telespectador interaja com conteúdos diretamente na tela.

A tecnologia oferece uma interface baseada em aplicativos, permitindo às emissoras disponibilizar conteúdos adicionais sob demanda, como séries, jogos e programas. Entre os principais recursos estão:

  • Interatividade: votar em reality shows ou escolher câmeras de partidas de futebol.
  • Personalização: optar pelo som ambiente ou pelo narrador durante eventos ao vivo.
  • Compras e serviços: adquirir produtos e acessar serviços públicos, como o Gov.BR, direto na TV.
  • Alertas de emergência: receber notificações personalizadas sobre desastres naturais sem precisar de internet.

TV 3.0 será gratuita e de fácil acesso

O modelo continuará sendo aberto, gratuito e de radiodifusão, sem cobrança adicional. Os novos aparelhos virão de fábrica com um catálogo de canais abertos acessíveis por aplicativos das emissoras, substituindo a troca numérica de canais.

LEIA TAMBÉM

Internet e compatibilidade da TV 3.0

A TV 3.0 não exige conexão à internet para funcionar, mas televisores conectados oferecem recursos interativos adicionais. Para os aparelhos atuais, caixas conversoras ou soundbars adaptadores permitirão o uso da nova tecnologia sem a necessidade de troca de TV.

A migração para a TV 3.0 será gradual, começando pelas grandes capitais. O processo completo deve levar até 15 anos para atingir a cobertura nacional total.

Para ficar por dentro de mais Notícias da Televisão, acesse Massa.com.br