CHUVARADA

Fortes chuvas provocam alagamentos e danificam centenas de casas no Paraná

Os alagamentos no Paraná atingiram estradas e pontes

alagamentos-no-parana
Foto: Beltrão Mil Grau

As fortes chuvas dos últimos dias provocaram enchentes e alagamentos no Paraná. De acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), grandes acumulados de chuva devem ocorrer até terça-feira (10) no estado.

Os alagamentos no Paraná atingiram estradas e pontes de cidades do interior. Além disso, municípios como Francisco Beltrão, Laranjeiras do Sul, Nova Laranjeiras, Foz do Iguaçu, Guaratuba e Matinhos também registraram enchentes.

De acordo com a Defesa Civil, ocorrências também foram registradas em Paulo Frontin, Salto do Lontra, Mallet, Campo Largo, Ampére, Ponta Grossa, Cruzeiro do Oeste e Pinhais. Pelo menos 160 pessoas foram afetadas por vendavais, inundações, alagamentos, deslizamentos e enxurradas.

Alagamentos no Paraná

Em Pinhais, os alagamentos danificaram 659 casas, e em Ponta Grossa, nove residências. De acordo com a Defesa Civil, até segunda-feira (9), o maior acumulado de chuvas será no sudoeste do Paraná. A precipitação pode ultrapassar 200 milímetros. Além disso, 104 pessoas ficaram desalojadas: 80 em Paulo Frontin, 20 em Mallet e quatro em Ponta Grossa.

LEIA TAMBÉM

“A chuva pode variar de intensidade de moderada a forte em vários momentos do dia, e poderemos ter um acumulado de chuva expressivo, de mais de 100 milímetros”, explica o meteorologista do Simepar Lisandro Jacóbsen. 

Uma frente fria que avançou na região Sul do Brasil gerou as fortes chuvas que atingem o Paraná desde sexta-feira (6).